Primeiro transatlântico da temporada 2024/2025 atraca em Porto Belo (SC)

A retomada do alfandegamento deve contribuir para o turismo e movimentar a economia local com expectativa de mais de 50 mil turistas.

Foto: divulgação

Porto Belo abriu (SC) oficialmente a temporada de cruzeiros 2024/2025 nesta quarta-feira (13/11/24) com a chegada do primeiro transatlântico, o Vega. Esse é só o começo: até março do ano que vem, a cidade deve receber 17 navios, com previsão de mais de 50 mil passageiros desembarcando para curtir o que a região tem de melhor. O grande encerramento da temporada será com o MSC Seaview, que deve trazer mais de cinco mil turistas.

Os dados foram divulgados pela Prefeitura de Porto Belo, que organiza a recepção dos visitantes junto com a Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico. A ação tem o apoio da Secretaria de Saúde, Segurança Pública e de associações locais, como pescadores, taxistas e artesões. Além de aquecer o turismo, os cruzeiros também dão aquele gás na economia, gerando empregos e movimentando o comércio.

De volta ao mapa internacional

Desde janeiro deste ano, Porto Belo retomou a nacionalização de navios estrangeiros, algo que não acontecia há 22 anos. Agora, a cidade voltou a ser a primeira escala de cruzeiros internacionais no Brasil. Essa conquista é resultado de anos de trabalho, com melhorias no Píer de Porto Belo, capacitação da equipe de segurança portuária e parcerias com órgãos como a Receita Federal, Polícia Federal e ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

O terminal também passou por reforços na segurança, com a instalação de câmeras, detectores de metais e outros equipamentos necessários, em parceria com a Associação das Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Porto Belo). Isso facilita o processo de nacionalização dos navios e torna a cidade ainda mais atraente para as companhias marítimas.

Impacto no turismo e na economia

Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA – Brasil), cada passageiro gasta, em média, R$ 620 por parada no Brasil. Em Porto Belo, estima-se que de 80% a 90% dos passageiros desembarquem para explorar a cidade, o que movimenta o comércio local e serviços como alimentação, transporte e artesanato.

Com a nacionalização dos navios, a cidade atrai turistas com maior poder aquisitivo e novas rotas de cruzeiros. “Isso mexe com a economia de todo o mundo na cidade, direta ou indiretamente, e torna Porto Belo ainda mais forte no turismo”, afirma Maycol Marini, presidente da ACIP.

Com localização estratégica e mais de duas décadas de experiência no setor, Porto Belo consolida sua posição como um dos principais destinos de cruzeiros no Brasil, prometendo uma temporada de muito movimento e novas oportunidades para a região.