A quarta-feira (6/11/24) foi especial para o projeto Agente Mirim de Defesa Civil, de Blumenau. Primeiro pelo reconhecimento com a premiação no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac), realizado em Balneário Camboriú. A iniciativa foi reconhecida entre 40 ações de Boas Práticas Municipais, reforçando sua importância na formação de jovens para a prevenção de desastres.
Com 10 anos de existência em 2024, o programa já formou estudantes de 17 escolas da cidade, promovendo uma cultura de prevenção e resiliência. Segundo o secretário de Defesa Civil de Blumenau, Carlos Olimpio Menestrina, o projeto tem impactado positivamente na conscientização dos jovens e na construção de uma sociedade mais responsável.
Visita ao Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd)
No mesmo dia, os alunos das turmas da EBM Almirante Tamandaré, EBM Henrique Alfarth e EEB Adolpho Konder participaram de uma visita especial a Florianópolis. Eles conheceram o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), que abriga a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, além da Casa d’Agronômica, residência oficial do governador Jorginho Mello.
A atividade, promovida pela Defesa Civil de Blumenau, proporcionou aos jovens uma visão prática das estruturas e operações estaduais de gerenciamento de riscos. O Cigerd é reconhecido como referência nacional pela sua ampla estrutura tecnológica e suporte aos municípios. Já a Casa d’Agronômica, construída entre 1952 e 1954, é um patrimônio histórico inaugurado pelo ex-governador Irineu Bornhausen e carrega grande relevância cultural para o Estado.
A formatura dos agentes mirins deste ano está marcada para o dia 22 de novembro, marcando mais um ciclo de sucesso no projeto que alia educação e cidadania.
Infectologista fala sobre Sars-Cov-3, viroses de praia, importância da vacinação e outros temas