Nova sede do GAECO e GEAC é inaugurada em Blumenau para fortalecer combate ao crime organizado

A estrutura, com quase 400 metros quadrados, foi disponibilizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Foto: Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) inauguraram sua nova sede em Blumenau nesta terça-feira (5/11/24). A estrutura, com quase 400 metros quadrados, foi disponibilizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que coordena os grupos investigativos.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, e o Procurador-Chefe da República em Santa Catarina, Daniel Ricken. Durante o evento, foi ressaltado o papel essencial das instituições de segurança e o fortalecimento da união de esforços no enfrentamento ao crime organizado no estado.

Foto: Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)

Estrutura reforçada para investigações complexas

O Procurador-Geral de Justiça destacou a importância da nova sede para as atividades do GAECO e do GEAC, incluindo a operação do CyberGAECO. “Com este espaço, nossas equipes poderão combater o bom combate com mais motivação, técnica e firmeza, utilizando o que há de mais moderno em equipamentos e tecnologias”, afirmou. Ele também frisou que o GAECO não pertence ao Ministério Público, mas é um órgão de Estado, o que reforça a importância da parceria com forças de segurança.

A solenidade também homenageou aqueles que contribuíram com a atuação do GAECO em Blumenau. Trajano entregou uma placa ao Coronel Alexsandro Cravo Kalfeltz, ex-integrante do grupo e atual Comandante Regional do 7º Comando Regional de Polícia Militar, em reconhecimento ao trabalho prestado.

Foto: Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)

Melhoria no ambiente de trabalho

O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Coordenador-Geral do GAECO, Durval da Silva Amorim, destacou que a nova sede traz condições ideais para investigações mais eficazes. “A estrutura comportará toda a tecnologia necessária para aprimorar nossas entregas, fortalecendo ainda mais a atuação do GAECO em Santa Catarina”, explicou.

Marcelo Gomes Silva, Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, destacou os esforços dos setores técnicos do MPSC para viabilizar o projeto. Ele reforçou que a melhoria das condições de trabalho beneficia não apenas os membros e servidores do órgão, mas também a sociedade, que é o foco principal das ações.

Reforço para o combate ao crime organizado

O Coordenador Regional do GAECO, Promotor de Justiça Daniel Granzotto Nunes, enfatizou o impacto positivo da nova estrutura. “Investigações complexas exigem ambientes adequados para que as equipes desempenhem bem suas funções, o que reflete o comprometimento do Ministério Público no combate ao crime organizado”, afirmou.

Já o Coordenador Regional do GEAC, Promotor de Justiça Tiago David Schmitt, destacou que a integração e o fortalecimento das estruturas são fundamentais para atender às expectativas da sociedade. “GAECO e GEAC estão cada vez mais preparados para cumprir sua missão“, declarou.

Foto: Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)

Presenças ilustres

Entre as autoridades presentes, destacaram-se a Juíza de Direito da 1ª Vara Criminal de Blumenau, Liliane Midori Yshiba Michels; o Coronel BM da Reserva Paulo Cesar Knihs, representando o Secretário de Estado da Segurança Pública; e representantes das Polícias Rodoviária Federal, Militar, Civil, Científica, Penal e do Corpo de Bombeiros Militar.

Além disso, participaram membros do MPSC, como o Coordenador Estadual do GAECO, Promotor de Justiça Márcio André Zattar Cota; a Coordenadora Estadual do GEAC, Promotora de Justiça Marina Modesto Rebelo; o Coordenador Geral do GEAC, Felipe Martins de Azevedo; e o Promotor Thiago Madoenho Bernardes, do Grupo Especial Anticorrupção.