Primeira mulher que assume a presidência da AMVE terá mandato de apenas 2 meses

A solenidade de transmissão de cargo está agendada para sexta-feira, dia 1º de novembro, em Benedito Novo.

Foto: AMVE / divulgação

A Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE) terá um marco histórico em sua liderança: pela primeira vez, uma mulher assumirá a presidência da instituição. A prefeita de Benedito Novo, Arrabel Antonieta Lenzi Murara, tomará posse no cargo às 10h desta sexta-feira (1/11/24).

No entanto, será um mandato de apenas 61 dias, já que termina em 31 de dezembro deste ano. A explicação é fácil, afinal o novo prefeito de Benedito Novo é Jean Michel Grundmann (PP) que assume a gestão do município em 1º de janeiro de 2025, assim como todos os outros vencedores das eleições de outubro.

A cerimônia acontecerá na Associação dos Servidores Públicos do próprio município, com a presença de prefeitos da região, autoridades e lideranças locais.  A transferência de cargo, atualmente ocupado por Jorge Augusto Krüger, prefeito de Timbó, foi decidida por unanimidade durante a última assembleia geral da AMVE, realizada em 22 de outubro.

Em seu discurso, Krüger ressaltou o simbolismo do ato, que representa um reconhecimento ao papel fundamental das mulheres na gestão pública. “A AMVE ainda não teve uma prefeita presidente e, particularmente, gostaria de findar meu mandato como presidente com este singelo gesto, mas que carrega muita gratidão e simbolismo pelo trabalho, dedicação e comprometimento que as mulheres exercem na gestão pública”, declarou Krüger.

A AMVE tem como objetivo integrar os municípios do Vale Europeu, promovendo políticas públicas conjuntas e incentivando a cooperação regional voltada ao desenvolvimento sustentável. Ela se comprometeu a dar continuidade aos projetos e ações em andamento, com foco em impulsionar o crescimento e a qualidade de vida na região, mantendo o alinhamento com os objetivos traçados pela entidade.