Oktoberfest Blumenau registra 80,73% de ocupação hoteleira e impulsiona setor gastronômico na região

Festividade atrai turistas e beneficia economia local, com impacto expressivo na rede de bares e restaurantes do entorno do Parque Vila Germânica.

Foto: Daniel Zimmermann

Durante a 39ª Oktoberfest Blumenau, realizada entre 9 e 27 de outubro, a rede hoteleira alcançou uma taxa de ocupação de 80,73%, segundo dados do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs). Nos fins de semana, a ocupação foi de 78%, refletindo o movimento típico da alta temporada e se estendendo a cidades próximas como Indaial, Pomerode, Timbó e Gaspar.

Tatiana Honczaryk, presidente do Sihorbs, atribui a estabilidade do setor hoteleiro à adaptação frente ao cenário de novas opções de hospedagem. “Mesmo com as recentes mudanças no cenário da hospedagem, em que cada vez mais é comum a utilização de aplicativos de hospedagem privada, nossa rede tem conseguido manter um nível consistente de ocupação durante a Oktoberfest, exatamente como esperávamos”, comenta Tatiana.

O setor gastronômico também registrou um aumento no movimento, especialmente nos bares e restaurantes próximos ao Parque Vila Germânica, que observaram um crescimento de até 300% em relação ao fluxo normal. Em outras partes da cidade, a movimentação foi mais moderada, exceto para alguns locais temáticos, como o Norden Blumenau, que investiu em uma ambientação especial e ações de marketing físicas e digitais para atrair o público da Oktoberfest, resultando em um aumento de 120% no fluxo de clientes.

Sobre o Sihorbs

O Sihorbs é uma entidade patronal “defensora das empresas” do setor de hospedagem e alimentação em Blumenau e região. Constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal, o sindicato também negocia a Convenção Coletiva de Trabalho para as categorias de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, conforme o 5º Grupo do art. 577 da CLT. Sediado em Blumenau, sua base territorial abrange mais de 35 cidades no Vale do Itajaí, incluindo Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó.