A proposta do deputado Delegado Egidio Ferrari para permitir que clubes de tiro operem 24 horas em Santa Catarina recebeu sinal verde da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado (ALESC). O Projeto de Lei (PL) agora segue para a análise da Comissão de Segurança Pública, onde novos debates e ajustes poderão ser discutidos.
Atualmente, em todo o Brasil, os clubes de tiro estão restritos ao horário de funcionamento entre 6h e 22h, uma norma em vigor desde julho de 2023. Com a aprovação da mudança em Santa Catarina, o PL visa liberar o funcionamento integral dos clubes, adaptando a prática esportiva à realidade dos praticantes.
Ferrari acredita que a aprovação na CCJ representa um avanço significativo para os adeptos do esporte. “Meu objetivo com o PL é garantir o direito da prática do esporte, sempre com responsabilidade e segurança,” comenta o deputado, que vê no projeto uma oportunidade de fortalecimento do esporte no estado.
Além da flexibilização dos horários, o projeto também sugere o fim da exigência de distância mínima entre clubes de tiro e outros estabelecimentos, retirando uma restrição atual.
Reconhecido como um esporte olímpico, o tiro esportivo foi responsável pela primeira medalha de ouro do Brasil em Olimpíadas, e a liberação proposta visa oferecer mais liberdade aos atletas e praticantes para treinos a qualquer hora do dia.