Lei destina parte do lucro do Sommer Festival ao fundo de políticas sobre drogas

Além desse percentual, o saldo residual dos cartões de consumo não resgatados também será destinado ao FREMAD em Blumenau.

Foto: Prefeitura de Blumenau

A partir de 2025, o Sommer Festival também contribuirá com o Fundo Municipal para Ações de Políticas Públicas sobre Drogas (Fremad) em Blumenau. Nesta segunda-feira (28/1), o prefeito Mário Hildebrandt assinou a Lei Complementar 1.588/2024, que amplia o repasse de 1% do lucro da venda de bebidas alcoólicas, já praticado na Oktoberfest, para incluir o Sommer Festival.

Além desse percentual, o saldo residual dos cartões de consumo não resgatados também será destinado ao Fremad, fundo que financia ações de responsabilidade social, prevenção e incentivo ao consumo responsável de bebidas alcoólicas na cidade.

O prefeito destacou a importância da contribuição dos eventos para a área social, lembrando que o turismo em Blumenau deixou de ter a bebida como tema principal das festas, focando na qualidade. “É a maneira que encontramos de auxiliar quem sofre com o impacto do consumo e conscientizar sobre a importância de beber com moderação”, afirmou Hildebrandt.

Desde 2019, o repasse ao Fremad já ultrapassou R$ 1,3 milhão, e a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar celebrou a ampliação da contribuição, reforçando o compromisso de Blumenau em promover ações voltadas para as pessoas.

A secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Morastoni Sasse, complementou que o governo municipal garantiu R$ 500 mil para o fundo em cada um dos anos de 2020 e 2021, quando a Oktoberfest não ocorreu devido à pandemia, reforçando a importância do Fremad para as ações de prevenção no município.