O incêndio que ocorreu na manhã deste sábado (26/10/24) no Centro de Manutenção, localizado no subsolo da prefeitura de Blumenau, teria começado no ar-condicionado. A conclusão é de uma perícia preliminar realizada pelo Major Motelievicz e pelo Sgt Ivanio, do Corpo de Bombeiros Militar.
A principal suspeita é de que houve uma falha no equipamento, mas a confirmação oficial só será divulgada após a conclusão do laudo, que ficará disponível para os órgãos competentes em 30 dias.
A corporação foi acionada às 7h35, após um bombeiro que se deslocava ao quartel avistar uma fumaça escura saindo do prédio. Quando a guarnição chegou ao local, foi necessário arrombar a porta da sala para acessar o ambiente, e as chamas estavam sobre uma bancada de serviços nos fundos.
A análise do local identificou que as chamas se alastraram de forma radial, atingindo a bancada de trabalho e demais itens próximos, sendo logo em seguida combatidas pelas guarnições.
Para extinguir o fogo e realizar o rescaldo, foram utilizados cerca de mil litros de água. Em seguida, os bombeiros usaram um ventilador para arejar o ambiente, que ainda estava com muita fumaça.
Ficaram danificadas a pintura, a bancada de manutenção e os materiais sobre ela, além do ar-condicionado e da porta do escritório, que foi arrombada. Para que o trabalho fosse realizado com segurança, o disjuntor geral da garagem foi desligado.
Felizmente, ninguém ficou ferido ou sofreu inalação de fumaça. Segundo uma nota da prefeitura, o fogo teria começado em uma bateria da luz de emergência.