Mesmo longe do litoral, interessados aproveitam as férias para conhecer a cidade e realizar os cursos da Escola Superior de Cerveja e Malte
Texto: Martha Kienast
Mais de 100 pessoas de 19 Estados estão na cidade, e dessa vez, não é para aproveitar grandes festas como a Oktoberfest. Popular pela cultura germânica, o município está reunindo interessados em aprender mais sobre cerveja. Durante o mês de janeiro a Escola Superior de Cerveja e Malte oferece os cursos concentrados de Férias e, mesmo longe do litoral, tem arrastado visitantes de diversas regiões do Brasil. Os alunos são produtores caseiros e interessados em conhecer mais sobre sommelieria e em como podem montar sua própria cervejaria. Eles fazem questão de encher a bagagem com muito conhecimento e informação sobre cultura cervejeira.
O diretor da Escola, Prof. Carlo Enrico Bressiani, relembra que o mercado cervejeiro está em grande expansão e este aumento tem atraído interessados em empreender no setor. De acordo com a Associação Brasileira de Microcervejarias (Abracerva), o segmento conta com mais de 300 empresas, um faturamento de mais de R$ 2 bilhões por ano e uma média de crescimento de 25% a cada ano. “É evidente que o mercado seguirá em crescimento nos próximos anos. Para se destacar neste setor, os produtores querem aprender mais e mais, e fazem questão de estudar até mesmo nas férias. Ninguém quer perder tempo quando o assunto é empreender”.
Para aprimorar ainda mais os estudos, até o fim do mês serão realizadas diversas visitas a sete cervejarias artesanais na região. Os estudantes também vão participar de alguns passeios na Sommerfest, em Blumenau e na Festa Pomerana, em Pomerode. “Desta forma o aluno observa a produção, a degustação e tem um contato ainda mais próximo com a realidade de mercado”, afirma Carlo.
República Home Beer
Para atender a demanda de estudantes de outros estados do Brasil, na primeira quinzena de janeiro foi inaugurada a República Home Beer que oferece hospedagem para visitantes e turistas interessados em aprender mais sobre a produção de cerveja. A casa número 1545 da Rua Governador Jorge Lacerda, no Bairro Velha, conta com quartos individuais, duplos e triplos, sala de estar, cozinha, lavação e banheiros coletivos. O local ainda abriga um equipamento de produção de cerveja caseira para que todos possam praticar o que aprenderam na Escola Superior de Cerveja e Malte.
Cursos de Férias oferecidos pela Escola Superior de Cerveja e Malte:
– Cervejeiro Artesanal Concentrado (12/01 a 24/01)
– Sommelier de Cerveja – com certificação internacional pela Doemens Academy (19/01 a 31/01)
– Como montar sua cervejaria? (12/01 a 23/01)
– Produção Industrial Básica (19/01 a 23/01).