Vídeo mostra momento em que raio atinge subestação da Celesc em Blumenau

Gerente Regional da Celesc de Blumenau esclarece o que aconteceu na tarde desta quinta-feira (24/10).

O temporal que atingiu Blumenau no início da tarde desta quinta-feira (24/10/24) provocou uma queda de energia em 57 mil unidades consumidoras, de acordo com o gerente da Regional da Celesc, João Marcos Ribeiro. O incidente foi causado por uma descarga atmosférica que atingiu diretamente a linha de transmissão de 138 mil volts que abastece a subestação do Garcia que abastece o bairro Velha.

Segundo Ribeiro, o raio caiu sobre o cabo de proteção da linha, responsável pela função de para-raios. No entanto, a intensidade da descarga foi tão forte que rompeu o cabo de proteção, fazendo com que ele atingisse os condutores energizados, ocasionando também o rompimento desses cabos. “Isso gerou uma interrupção no fornecimento de energia para um grande bloco de consumidores, totalizando 56 mil unidades atingidas na subestação”, explicou.

A imagem mostra um dos três postes que precisaram do atendimento da equipe especializada da Celesc.

A equipe especializada da Celesc foi acionada para realizar os reparos na linha de transmissão. “Os eletricistas trabalharam nas estruturas da linha de 138 mil volts para emendar os cabos rompidos e restabelecer o fornecimento de energia à subestação do bairro da Velha”, informou Ribeiro.

Os trabalhos de recuperação dos circuitos de 23 kV continuam nesta sexta-feira (25), com o objetivo de normalizar completamente o serviço. O impacto foi sentido em diversos bairros de Blumenau.