Trânsito na ponte da Rua Paraíba ficará interditado por um mês para fase final da construção

Embora o trânsito de veículos seja totalmente bloqueado durante o período, o acesso para pedestres será mantido, com a recomendação de atenção redobrada.

Foto: Eraldo Schnaider [PMB]

A obra da nova ponte da Rua Paraíba em Blumenau está entrando na fase final, com as últimas etapas concentradas no lançamento de vigas, pré-lajes, implantação de cabeceiras e conexão à estrutura já existente. Por conta dos trabalhos, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) anunciou que o acesso pela ponte será interditado por 30 dias, a partir de segunda-feira (28/10/24).

De acordo com o secretário de obras, Dirk Reiter, o bloqueio é essencial para que a obra seja concluída ainda este ano. “Todos estes serviços que ainda restam fazer são etapas complexas, que requerem de guindastes, caminhões e máquinas, então para resguardar a segurança dos trabalhadores e da comunidade, mas também para ganhar em produtividade, teremos de deixar o trecho sem circulação de veículos”, explica Reiter.

Embora o trânsito de veículos seja totalmente bloqueado durante o período, o acesso para pedestres será mantido, com a recomendação de atenção redobrada. Os moradores da Rua Paraíba também terão rotas alternativas: aqueles que residem antes da ponte poderão acessar a Rua 7 de Setembro, enquanto os que vivem após a ponte terão acesso pela Rua Dr. Sapelt, podendo sair pela Rua Paraíba em direção à Rua São Paulo. O acesso pela ponte permanecerá fechado, inclusive à noite, durante os 30 dias de interdição.

Após essa fase, os trabalhos se concentrarão nos acabamentos finais, incluindo a aplicação da última camada asfáltica, instalação de guarda-corpos e sinalização de trânsito. A previsão é que a obra seja concluída em dezembro.

A nova ponte da Rua Paraíba, além de ser mais larga, também foi elevada, melhorando a vazão de água em períodos de cheia. O investimento total é de R$ 5,5 milhões, com recursos da Prefeitura de Blumenau e apoio do Governo do Estado de Santa Catarina.