Dom Jaime Spengler, nascido em Gaspar no dia 6 de setembro de 1960, é o mais novo representante do Vale do Itajaí no Vaticano. Atualmente, o religioso atua como arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Sua nomeação como cardeal, anunciada pelo Papa Francisco, será oficializada no dia 8 de dezembro, quando ele se juntará ao colégio cardinalício.
É o terceiro cardeal catarinense em atividade, além de João Braz de Aviz (77), natural de Mafra (mas viveu desde a infância no Paraná), e Leonardo Ulrich Steiner (73), de Forquilhinha. Ambos podem participar do Conclave que elege o Papa em caso de vacância, mas somente até completarem 80 anos, idade máxima para fazer parte desse seleto grupo. Os outros quatro cardeais brasileiros que integram essa lista são Odilo Pedro Scherer (75), Orani João Tempesta (74), Sérgio da Rocha (64) e Paulo Cezar Costa (57).
Além dessa responsabilidade, os religiosos também atuam como conselheiros do Papa, auxiliando nas decisões que impactam a Igreja globalmente. Sobre sua nomeação, Dom Jaime declarou: “Caminharemos juntos na comunhão a fim de que possamos promover já entre nós o Reino de Deus e a sua justiça. Muito obrigado, em primeiro lugar, novamente ao Santo Padre, mas um obrigado também à proximidade, à fraternidade de cada irmão e de cada irmã. Deus a todos abençoe.”
Trajetória de Dom Jaime
Dom Jaime ingressou na Ordem dos Frades Menores, também conhecida como Franciscanos, em 20 de janeiro de 1982, no noviciado da cidade de Rodeio (SC). Estudou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, em Campo Largo (PR), e completou sua formação em Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), finalizando seus estudos no Instituto Teológico de Jerusalém, em Israel.
Foi ordenado sacerdote em 17 de novembro de 1990, em sua cidade natal, Gaspar. Posteriormente, obteve doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma. Ao longo de sua carreira, Dom Jaime desempenhou várias missões dentro da Ordem dos Frades Menores em diversas regiões do Brasil até 2010, quando foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre pelo Papa Bento XVI. Sua ordenação episcopal ocorreu em 5 de fevereiro de 2011, na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, em Gaspar.
Em 18 de setembro de 2013, Dom Jaime foi nomeado arcebispo metropolitano de Porto Alegre pelo Papa Francisco, após a renúncia de Dom Dadeus Grings. Seu lema episcopal é “Gloriar-se na Cruz” (In Cruce Gloriari), destacando sua devoção à fé.
Além de suas responsabilidades pastorais, Dom Jaime desempenhou papéis importantes na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Em 2015, foi eleito presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, onde liderou a aprovação das novas Diretrizes para a Formação de Presbíteros, em 2018. Em maio de 2019, foi eleito primeiro vice-presidente da CNBB e, em abril de 2023, assumiu a presidência da entidade.
Agora, com sua nomeação como cardeal, em outubro de 2024, Dom Jaime amplia a representatividade do Vale do Itajaí na Igreja Católica.