A Polícia Militar foi acionada às 19h desta segunda-feira (7/10/24) para verificar uma denúncia de contrabando e descaminho na BR-470, em Indaial (SC). Um caminhão VW/17.180 Euro3 Worker branco, com carroceria de madeira, foi abordado pela guarnição sob suspeita de transportar mercadorias ilícitas provenientes da Argentina.
Durante a abordagem, foi realizada uma busca pessoal no motorista, um homem de 37 anos, mas nada de ilícito foi encontrado. Contudo, na carroceria do veículo, foram localizadas 318 caixas de vinhos argentinos de diferentes rótulos, entre eles:
- D.V Catena: 125 caixas com 6 garrafas cada;
- LA Linda: 15 caixas com 6 garrafas cada;
- Los Intocables: 5 caixas com 6 garrafas cada;
- Angélica Zapata: 102 caixas com 4 garrafas cada;
- Luigi Bosco: 29 caixas com 6 garrafas cada;
- El Enemigo: 40 caixas com 6 garrafas cada;
- Catena Zapata: 2 caixas com 4 garrafas cada.
O motorista declarou que não possuía nota fiscal dos produtos e informou que apenas atuava como transportador, tendo recebido o valor de R$ 5.000,00 para levar a carga da cidade de Maravilha até Balneário Camboriú. Diante da falta de comprovação da legalidade dos produtos, ele recebeu voz de prisão.
O homem foi informado de seus direitos constitucionais e, juntamente com a mercadoria e o veículo, foi conduzido ao depósito da Receita Federal em Itajaí. O caminhão e as mercadorias permanecerão sob a custódia da Receita, enquanto o autor foi levado à Delegacia de Polícia Federal.