Tecnologia será mais uma vez a grande aliada na 39ª Oktoberfest Blumenau

Serão alocados mais 160 policiais, entre militares e civis, para garantir que tudo ocorra bem entre os dias 9 e 27 de outubro.

Foto: Michele Lamin [PMB]

Durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (4/10/24), a organização da Oktoberfest Blumenau, em parceria com a Intelbras, Minister e as polícias Civil e Militar, apresentou as ações de segurança para a festa, que ocorrerá de 9 a 27 de outubro. A maior festa alemã das Américas vem implementando anualmente novas tecnologias, inteligência, aumento de efetivo e melhorias na organização, resultando na redução de ocorrências.

O presidente da Comissão de Segurança da 39ª Oktoberfest Blumenau e secretário municipal de Trânsito e Transportes, Fábio Campos, conduziu a coletiva e informou que, a seis dias do início da festa, estão na reta final com os últimos ajustes. “Tivemos uma segurança de sucesso nos anos anteriores e vamos manter esse padrão, para que o visitante saia satisfeito ao encontrar um evento seguro para si e família”, afirmou.

 

Foto: Michele Lamin [PMB]
Intelbras implementa soluções com inteligência artificial

A Intelbras disponibilizará diversas soluções tecnológicas de segurança com inteligência artificial para apoiar o trabalho das equipes de organização e forças policiais. O objetivo é apoiar a equipe de monitoramento, proporcionando maior agilidade na tomada de decisão.

 

Foto: Michele Lamin [PMB]
Minister amplia efetivo e traz inovações tecnológicas

A empresa Minister implementará inovações tecnológicas e aumentará os recursos destinados à segurança e à limpeza do evento. A segurança contará com 234 profissionais dedicados exclusivamente a essa área, incluindo 20 operadores de monitoramento eletrônico na Estação de Controle e Comando (ECC), localizada nas dependências do parque, além de um Cyberdog que auxiliará na vigilância e patrulhamento.

Todo o espaço do evento será coberto por 250 câmeras, 50 delas com reconhecimento facial, assegurando que qualquer incidente seja rapidamente identificado e solucionado. Segundo o gerente de Monitoramento da Minister, Philipe H. da Cunha, isso permitirá melhor gerenciamento dos ambientes em todo o complexo.

Limpeza de alta performance utilizada na Disneylândia

Este ano, a festa contará com 325 profissionais distribuídos por setores para o serviço de limpeza, um dos itens mais bem avaliados na edição de 2023. Os funcionários responsáveis pela limpeza estarão identificados: os que cuidam das mesas usarão coletes brancos, os que trabalham nos banheiros estarão com coletes amarelos, e os encarregados das lixeiras usarão um uniforme diferenciado, facilitando a identificação pelos frequentadores.

Os profissionais atuarão em escala durante os 19 dias de festa. A empresa trará equipamentos de alta performance, utilizados em locais como a Disneylândia, capazes de limpar grandes áreas, como varredeiras mecânicas tripuladas, máquinas com função lava-e-seca e equipamentos de desinfecção e descontaminação específicos para utilização na área dos banheiros.

 

Foto: Michele Lamin [PMB]
Polícia Militar reforça efetivo e utiliza tecnologia

A Polícia Militar empregará um efetivo de aproximadamente 130 policiais atuando simultaneamente na festa nos dias e horários de maior movimento, sem comprometer o policiamento rotineiro nos bairros da cidade. Serão realizadas patrulhas internas e externas ao Parque Vila Germânica e nos desfiles, por meio de policiamento a pé e motorizado com carros e motos, policiamento aéreo com a presença do Batalhão de Aviação da PMSC e policiamento especializado (Tático, Canil e Rocam).

O policiamento abrangerá todas as regiões da cidade, desde a prevenção e fiscalização da lei seca nas entradas e saídas, até o patrulhamento dentro dos pavilhões. A tecnologia será utilizada com câmeras de monitoramento equipadas com reconhecimento facial e drones para identificar tumultos e possíveis ocorrências.

 

Foto: Michele Lamin [PMB]
Polícia Civil atuará dentro do evento durante os 19 dias

A Polícia Civil seguirá atuando dentro do evento durante todos os dias de festa, oferecendo serviços como registro de boletins de ocorrência, autuação em flagrante dos autores de crimes ocorridos no interior da festa e recebimento e entrega de objetos achados e perdidos. Serão 30 policiais civis nos dias correntes e 34 nos dias em que ocorrerem os desfiles, reforçando o efetivo com profissionais de outras áreas. No espaço, também atuarão as Delegacias Especializadas DIPC, DEIC, GETIN, DIC e SAER.

“A Polícia Civil terá uma participação direta, com atuação em conjunto com as demais forças de segurança e com as empresas parceiras, Intelbras e Minister, contribuindo para a segurança de todos no evento”, apontou a delegada regional Juliana Tridapali.

A 39ª Oktoberfest Blumenau ocorre de 9 a 27 de outubro, tendo a Spaten como cerveja oficial.

Foto: Michele Lamin [PMB]
Foto: Michele Lamin [PMB]
Foto: Michele Lamin [PMB]
Foto: Michele Lamin [PMB]