O 1º Simpósio Catarinense de Queijos Artesanais está com inscrições abertas para trabalhos científicos até o dia 17 de outubro. O evento, promovido pela Epagri em parceria com outras instituições, será realizado em 7 de novembro, em Rio do Sul (SC), e aceitará contribuições na forma de resumos simples e relatos de caso, desde que sejam originais e inéditos. Os interessados devem encaminhar os trabalhos para o e-mail simposioqueijo2024@epagri.sc.gov.br.
Cada participante pode inscrever até dois trabalhos, com um limite de seis autores por trabalho. Para garantir a imparcialidade, as submissões devem ser feitas sem a identificação dos autores. Para conhecer o regulamento da Feira, bem como fazer a pré-inscrição é só clicar neste link.
Serão aceitos até 40 trabalhos, conforme a ordem de inscrição, e quatro deles serão selecionados para apresentação oral, com duração máxima de 15 minutos cada. Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos anais eletrônicos do simpósio.
Foto: Aires Mariga [Epagri]A programação do simpósio também contará com mesas redondas, abordando temas como a qualidade na produção de queijos, avanços do queijo artesanal em Santa Catarina e no Brasil, e avaliações de produtos. O evento será realizado no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), em Rio do Sul, e ocorrerá no dia seguinte ao II Concurso Estadual de Queijos Artesanais de Santa Catarina, programado para 6 de novembro.
I Feira Catarinense de Queijos Artesanais aceita inscrições até 17 de outubro
Paralelamente ao concurso e ao simpósio, ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro a I Feira Catarinense de Queijos Artesanais. As inscrições para a feira também estão abertas até o dia 17 de outubro e são gratuitas. Podem participar agroindústrias de laticínios e queijarias localizadas em Santa Catarina que tenham registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Estadual (SIE) ou Federal (SIF/SISBI). Além disso, queijos certificados no estado com Selo Arte ou Selo Queijo Artesanal também são aceitos.
Todos os eventos serão realizados no Unidavi, em Rio do Sul, e estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Os organizadores buscam estimular a produção sustentável de alimentos tradicionais, promover crescimento econômico inclusivo e fortalecer as capacidades científicas e tecnológicas do setor, assegurando padrões sustentáveis de produção e consumo.