Na madrugada desta quinta-feira (26/09/24), uma operação conjunta da Polícia Militar Ambiental e da Polícia Civil movimentou a pacata comunidade de Alto Cedros, no município de Rio dos Cedros (SC). Oito moradores da região foram alvo de mandados de busca e apreensão, sob suspeita de envolvimento em uma rede de caça ilegal de animais silvestres.
Eles também estão sendo investigados por participarem de um esquema de “turismo de caça”, convidando outras pessoas para participar da atividade criminosa. A ação que mobilizou 39 policiais e 21 viaturas, resultou na prisão em flagrante de cinco pessoas.
No total, foram apreendidas 23 armas de fogo, 902 munições e 50 kg de carcaças de animais, incluindo 7 bicos de tucano. Também foram recolhidos 13 celulares, 8 coleiras de GPS para cães, 5 rádios comunicadores, 7 lunetas, 2 supressores de ruído, 2 armadilhas, 13 apitos e 1 colimador. No momento da operação, cinco dos alvos estavam presentes, e quatro autos de prisão em flagrante foram emitidos.
As denúncias sobre a prática ilegal começaram em 2022, levando a várias fiscalizações na região. Em uma delas, um macaco-prego foi resgatado de uma armadilha, o que inspirou o nome da operação “Sapajus”, em referência ao gênero do animal. Os suspeitos poderão ser indiciados por organização criminosa, caça ilegal e porte ilegal de armas.
Aviso: no final da galeria abaixo, há imagens de carcaças de animais que podem ser mais impactantes para pessoas mais sensíveis.