Uma equipe do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) de Gaspar prendeu um jovem de 20 anos no bairro Vila Nova, em Ilhota (SC), por tráfico de drogas. A ação aconteceu por volta das 14h40 desta quinta-feira (12/09/24) quando os policiais militares avistaram o suspeito em frente a uma casa na lateral da Rua José Gaspar Leal.
Segundo a PM, o local é conhecido pelo intenso tráfico de entorpecentes. Ao perceber a aproximação da viatura, o jovem tentou fugir, mas foi capturado. Com ele, foi encontrada uma bolsa contendo uma bucha de cocaína pronta para venda, seis pedras de crack e R$ 115,00 em dinheiro.
Diante das evidências, o jovem foi conduzido à Central de Plantão Policial (CPP) em Blumenau, para serem tomadas as medidas legais.
O que diz a Lei
No Brasil, o tráfico de drogas é regulamentado pela Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, conhecida como Lei de Drogas. A pena para esse crime é de 5 a 15 anos de reclusão e pagamento de 500 a 1.500 dias-multa.
Existem fatores que podem agravar a pena, como o envolvimento de crianças ou adolescentes, ou se o crime for cometido perto de escolas ou locais de reunião de jovens. Nesses casos, a pena pode ser aumentada de um sexto a dois terços.
A lei também prevê a figura do “traficante privilegiado”, que se aplica a quem é primário, tem bons antecedentes, não se dedica a atividades criminosas nem integra organização criminosa. Para esses casos, a pena pode ser reduzida de um sexto a dois terços.