Jovem é preso por tráfico de drogas após tentar fugir da PM em Ilhota (SC)

Foram apreendidas certas quantias de cocaína, crack e dinheiro.

Fotos: Polícia Militar de Gaspar (SC)

Uma equipe do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) de Gaspar prendeu um jovem de 20 anos no bairro Vila Nova, em Ilhota (SC), por tráfico de drogas. A ação aconteceu por volta das 14h40 desta quinta-feira (12/09/24) quando os policiais militares avistaram o suspeito em frente a uma casa na lateral da Rua José Gaspar Leal.

Segundo a PM, o local é conhecido pelo intenso tráfico de entorpecentes. Ao perceber a aproximação da viatura, o jovem tentou fugir, mas foi capturado. Com ele, foi encontrada uma bolsa contendo uma bucha de cocaína pronta para venda, seis pedras de crack e R$ 115,00 em dinheiro.

Diante das evidências, o jovem foi conduzido à Central de Plantão Policial (CPP) em Blumenau, para serem tomadas as medidas legais.

Fotos: Polícia Militar de Gaspar (SC)

O que diz a Lei

No Brasil, o tráfico de drogas é regulamentado pela Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, conhecida como Lei de Drogas. A pena para esse crime é de 5 a 15 anos de reclusão e pagamento de 500 a 1.500 dias-multa.

Existem fatores que podem agravar a pena, como o envolvimento de crianças ou adolescentes, ou se o crime for cometido perto de escolas ou locais de reunião de jovens. Nesses casos, a pena pode ser aumentada de um sexto a dois terços.

A lei também prevê a figura do “traficante privilegiado”, que se aplica a quem é primário, tem bons antecedentes, não se dedica a atividades criminosas nem integra organização criminosa. Para esses casos, a pena pode ser reduzida de um sexto a dois terços.