Kako Waldrich representará o Brasil no Festival de Cultura Brasileira na Áustria

Fotógrafo blumenauense levará sua arte ao evento "Brazil Meets Gmünd" que acontece no final de setembro.

O blumenauense Kako Waldrich, fotógrafo com uma carreira de mais de 30 anos, foi convidado pela curadoria da Embaixada Brasileira na Áustria para participar da 7ª edição do Festival de Cultura Brasileira “Brazil Meets Gmünd”.

Organizado pela Associação Cultural Áustria/Brasil, o evento acontece entre os dias 27 e 29 de setembro, na cidade medieval de Gmünd, no estado da Caríntia, reunindo artistas brasileiros e austríacos em um intercâmbio cultural diversificado. Fundada no século XII e conhecida como a “Cidade das Artes”, Gmünd já é um destino turístico consolidado na Europa.

O Palácio Lodron, uma construção histórica e sofisticada, servirá de palco para o festival, que deve atrair aproximadamente 3 mil visitantes. A programação inclui artes visuais, dança, teatro, workshops culinários e musicais, além de mostras de cinema e atividades voltadas ao público infantil.

O festival, que começou em 2017, já se consolidou como um importante ponto de encontro entre os dois países, celebrando a diversidade por meio de exposições, performances artísticas, workshops e música.

Kako Waldrich foi escolhido por sua capacidade de capturar a essência do país em suas imagens, conectando o público estrangeiro com o mosaico cultural brasileiro. Nascido em Blumenau, ele iniciou sua carreira influenciado pela tradição familiar na fotografia. Entre os seus trabalhos, destacam-se as fotografias aéreas e de paisagens, além de retratos de celebridades. Suas fotos já foram exibidas em importantes eventos internacionais, como a Art Basel, em 2015, e a FOTOWEEK DC, maior exposição fotográfica do mundo, em 2017.

Além da exposição, Kako participará de uma mesa redonda sobre fotografia contemporânea e sustentabilidade. Sua participação no festival conta com o apoio do Consulado da Áustria em Blumenau, representado pelo Cônsul Honorário Mauro Kirsten, além dos patrocínios de empresas como Bradesco, Intertrip, Gotemburgo Volvo, Boa Vida e Oliveira & Antunes Advogados Associados.

“Ao longo de mais de 30 anos como fotógrafo, carrego o fardo e a bagagem de inúmeras histórias e experiências. Cada clique captura mais do que apenas uma imagem; ele revela momentos de vida, emoções intensas e a beleza do efêmero. Já vivi e testemunhei muitas coisas, desde eventos históricos a momentos pessoais inesquecíveis, acumulando uma riqueza de conhecimentos e memórias que moldam meu olhar e minha arte. E quanto mais eu vivo cada experiência pessoal e conheço cada lugar, cultura e história, mais eu compreendo o quão pequeno eu sou perto da imensidão do universo”. O texto nas redes sociais de Kako expressa como a experiência de vida amplia a visão artística, enquanto reforça a humildade diante da imensidão do mundo.

 

Foto: Kako Waldrich

Um pouco desse talento é possível observar nas fotos que ilustram essa matéria. Entre elas, há imagens de um pôr do sol sobre uma praia, um vasto vinhedo sob um céu azul, e uma vista aérea de Florianópolis com suas pontes em destaque. Outra captura retrata uma praia cheia de guarda-sóis, vista de cima, próxima à linha do mar.

Também estão presentes uma foto de balões de ar quente sobrevoando um vale verdejante e a imagem de um cavalo em uma paisagem rural congelada pela geada. Além disso, uma casa construída na técnica enxaimel, ainda possível de encontrar no Vale do Itajaí, retrata a arquitetura deixada pelos imigrantes alemães.

Foto: Kako Waldrich
Foto: Kako Waldrich
Foto: Kako Waldrich
Foto: Kako Waldrich
Foto: Kako Waldrich
Foto: Kako Waldrich
Foto: Kako Waldrich