Trabalhadores da Racli Limpeza Urbana, empresa que venceu a licitação para a coleta de lixo em Blumenau, farão uma manifestação para pedir melhores condições de trabalho. O encontro está agendado para as 5h desta quarta-feira (11/09/24), próximo ao Terminal Aterro, no bairro Salto do Norte.
A iniciativa é influenciada pela morte de Ezequiel Albino Ramiro, de 27 anos, após o caminhão dar ré em uma subida e tombar sobre ele. O acidente fatal aconteceu na manhã desta terça (10) na Rua Anna Labes, no bairro Progresso.
De acordo com o relato de uma testemunha, o veículo começou a andar para trás depois do barulho de um estalo. Alguns funcionários entraram em contato com o portal OBlumenauense para relatar diversos problemas que enfrentam no dia a dia.
Um deles disse que há caminhões que estão em operação há mais de 5 anos, quase ininterruptamente. Entre os problemas apontados de falta de manutenção, estão desde pneus ‘carecas’, estribos quebrados ou partidos ao meio. Essa é a peça onde os trabalhadores ficam encima na parte de trás do veículo enquanto o mesmo transita.
Outro disse que a empresa tem sido informada sobre os problemas, mas não tem feito as melhorias. “A gente sabe as condições do caminhão. Somos nós que estamos correndo o perigo.” Ele acusa a Racli de negligência e afirma que a fatalidade poderia ter sido evitada. “Não é a primeira vez que um caminhão cai em uma ribanceira e que há problemas com os veículos de coleta de lixo. Isso já acontece há mais tempo, não é de hoje.”
Em outro caso, o funcionário relatou que também estava em um caminhão em que o sistema de freios falhou. O veículo só não caiu sobre uma casa por causa de um pé de limão. Por conta da situação, está programada a manifestação no início do expediente desta quarta. A empresa se posicionou dizendo os veículos recebem manutenção adequada e são oferecidos equipamentos de EPI a todos os trabalhadores.
NOTA DA RACLI LIMPEZA URBANA
Em nota através da sua assessoria de imprensa, a Racli Limpeza Urbana informou que reforça que promove a saúde e segurança dos trabalhadores através das Normas Regulamentadoras do Trabalho vigentes, como:
– Promoção de treinamentos e orientação sobre os riscos existentes nas atividades de coleta e limpeza urbana conforme determina a NR-01 e NR-38;
– Mantém quadro do setor de segurança e saúde no trabalho ativo, inclusive com integrantes em número superior ao determinado pela legislação, afim de alcançar maior número de funcionários, conforme NR-04;
– As equipes de segurança, assim como os demais setores, são auditadas interna e externamente, mantendo padrões de qualidade e organização determinados pelas ISO 9001 e ISO 14001;
– Possui Comissões Internas de Acidentes de Trabalho nas diversas regiões atendidas pelo grupo, conforme determina a NR-05, que inclusive, terá uma reunião extraordinária para debater sobre o ocorrido;
– Efetua controle e acompanhamento da saúde dos seus colaboradores, conforme determina a NR-07;
– Fornece Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e uniformes dentro das especificações técnicas para a atividade e de forma gratuita a todos colaboradores, realizando a trocas dentro das periodicidades ou necessidades conforme determinado pela NR-38;
– Os caminhões de coleta possuem todos os equipamentos de segurança conforme determina a NR-38 e seguindo parâmetros conforme a NR-12. Suas manutenções são realizadas regularmente e a empresa possui funcionários exclusivamente para realizar de inspeções diárias nos veículos para detectar possíveis problemas e encaminhá-los para realização das manutenções necessárias, devidamente documentadas e registradas;
– Os caminhões passam por manutenção periódica, com oficina própria especializada, possuindo todos os veículos boletins diários onde as equipes registram dados dos serviços realizados e quaisquer anormalidades dos equipamentos, seguindo rigorosos padrões de qualidade sendo auditados pelas normas ISO 9001 e 14001 acompanhado por sua equipe técnica especializada.
A RACLI Limpeza Urbana reitera que está sendo realizada investigação sobre o ocorrido, coletando todas as informações necessárias, para encontrar a causa raiz do acidente evitando que volte a ocorrer, seguindo os ditames da NR-01.
Lamentamos mais uma vez o falecimento de um dos nossos funcionários e reforçamos que estamos à disposição da família e prestando todo o atendimento necessário. E, por prestarmos um trabalho essencial à comunidade, preservamos os envolvidos no acidente, mantendo a prestação de serviço que é tão importante a população.
NOTA do SAMAE
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau informa que faz uma vistoria periódica nos veículos que prestam o serviço de coleta de lixo na cidade. A inspeção leva em consideração 32 itens que atestam a segurança e a funcionalidade dos veículos para fazer a coleta convencional e também seletiva de resíduos.
São avaliados diversos itens, como sinalização, espelhos, protetores, velocímetro, freios, pneus, documentação, entre outros. Esse trabalho é feito por servidores da gerência de Resíduos Sólidos e conta também com a supervisão de algum profissional da empresa contratada pelo Samae para fazer a coleta.
O veículo envolvido no acidente ocorrido na última terça-feira, dia 10 de setembro, na Rua Anna Labes, no bairro Progresso, havia sido inspecionado no último dia 4 de setembro. Foi constatado que ele estava apto para rodar, sem nenhuma pendência ou apontamento técnico.
Quanto aos vídeos publicados pela reportagem, o Samae esclarece que na única denúncia de possível irregularidade em um dos caminhões da coleta de lixo que chegou ao conhecimento da autarquia, no mês de junho, a empresa foi notificada pelo Samae e o veículo foi retirado da operação. No referido caso, tratava-se de um problema na iluminação de alerta, que foi devidamente corrigida e já no dia seguinte o caminhão voltou a operar.