O assalto planejado por um grupo para ocorrer no município de Ituporanga (SC) foi frustrado pela Polícia Militar na madrugada desta quinta-feira (5/09/24). O serviço de inteligência da corporação descobriu a intenção dos criminosos e iniciou uma operação que resultou na prisão de quatro suspeitos.
Eles estavam em dois automóveis interceptados enquanto transitavam entre Blumenau e Indaial. Durante a abordagem, foram apreendidas três armas, que seriam utilizadas no assalto, além de diversos itens destinados à submissão das vítimas, como luvas, balaclavas e fitas adesivas.
Em seguida, as guarnições foram até a casa de um dos suspeitos localizada no bairro Velha, em Blumenau. No local, havia duas crianças, de 10 e 12 anos, que seriam filhos do homem preso. Elas estavam sozinhas, e embora estivessem em segurança e ilesas, foi constatado que não estavam frequentando a escola. Como se tratava de menores de idade, foi solicitada a presença do Conselho Tutelar para acompanhar a situação e garantir o seu bem-estar.
No total, foram apreendidas duas pistolas (calibres 380ACP e 9x19mm), um revólver calibre .38SPL, dois simulacros, além de dezenas de munições. Os calibres variavam de 38SPL (51), 380ACP (58) e 9x19mm (7). Também havia centenas de notas falsas de 100 dólares, fitas adesivas e outros objetos utilizados para subjugar vítimas, além de balaclavas e luvas, que dificultam a identificação dos criminosos.
Os suspeitos foram conduzidos até a Polícia Civil, que conduzirá a investigação. Eles devem passar pela audiência de custódia, onde os juízes decidirão se os quatro responderão às acusações em liberdade. A ação contou com a participação de policiais militares dos batalhões de Blumenau (10º) e Rio do Sul (13°), com apoio do BOPE (Batalhão de Operações Especiais).