Nesta sexta-feira (6/09/24), a FG Big Wheel (roda gigante), em Balneário Camboriú (SC), promoverá uma simulação de gestão de crise, envolvendo toda a equipe da roda gigante e seus parceiros internos. O objetivo é capacitar os profissionais para responder de forma rápida e eficiente em casos de emergência, assegurando a segurança dos visitantes e a integridade do local.
O exercício, marcado para às 7h, incluirá um ator interpretando uma pessoa alterada que tentará acessar a roda gigante. Na entrada, uma atendente tentará impedir sua passagem, mas ele conseguirá entrar no complexo e chegar à parte mais alta da atração. A ação incluirá o acionamento de bombeiros, ambulância, e também simulações de atendimento à imprensa e ao público presente.
“Durante esta semana, todos os colaboradores, desde operadores até diretores, estão recebendo treinamento teórico para entender seus papéis em uma crise. O simulado será a oportunidade de colocar em prática esse conhecimento, com foco no controle de comunicação e interação com o público”, explica Ivan José da Silva, Superintendente de Manutenção e Segurança Operacional do Grupo Interparques, responsável pela gestão da FG Big Wheel.
O treinamento faz parte de um calendário contínuo de capacitações de segurança que abrange todos os parques geridos pelo Grupo Interparques. Além de atuar de forma preventiva, o grupo segue padrões de segurança adotados pelas principais associações de parques de diversões no Brasil e no mundo, como a ADIBRA, SINDEPAT e a IAAPA, maior entidade global de atrativos turísticos.
A simulação também contará com uma atriz representando uma repórter, além de visitantes simulando a tentativa de gravar a situação, o que adiciona realismo ao cenário. O treinamento visa testar a habilidade da equipe em lidar com situações imprevistas e de grande circulação de pessoas, preparando os operadores e atendentes para responderem adequadamente a possíveis crises.
“Estamos orgulhosos de saber que, com menos de quatro anos de operação, a FG Big Wheel já é referência em segurança, organização e excelência no atendimento aos turistas”, conclui Anderson Grade, Gerente Geral de Operações do Grupo Interparques.