Vereadores aprovam projeto que autoriza sepultamento de bisneta do fundador de Blumenau no Mausoléu da família

Ela mora na Alemanha, tem 87 anos, e deixou esse desejo expresso no próprio testamento.

Foto: Sérgio Antonello

Na manhã desta quinta-feira (29/08), a Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou o Projeto de Lei 9051/2024, que autoriza o município a sepultar e manter os restos mortais de Jutta Blumenau-Niesel no jazigo da família situado no Mausoléu Dr. Hermann Blumenau.

Ela é bisneta do fundador da cidade, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau. Jutta, que tem 87 anos e é a única descendente direta da família ainda viva, expressou esse desejo em seu testamento. Casada, mas sem filhos, ela deixou claro seu desejo de ser sepultada no mausoléu localizado no Centro da cidade, ao lado da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC).

Segundo o texto aprovado, a família e o Centro Comercial e Científico Brasil-Alemanha (WWZ-BD) serão responsáveis por providenciar a documentação e custear o traslado do corpo até o mausoléu. As despesas relacionadas à manutenção do jazigo serão cobertas pela dotação consignada na Lei Orçamentária Anual do município. O projeto agora segue para a sanção do prefeito Mário Hildebrandt.

Jutta Blumenau-Niesel, bisneta de Hermann Otto Blumenau | Foto (2019): TV Ipanema