Santa Catarina enviou 20 bombeiros militares para apoiar o combate aos incêndios florestais que devastam o Mato Grosso do Sul. Os profissionais foram mobilizados para as cidades de Corumbá, Miranda e Aquidauana, regiões gravemente atingidas pelas chamas. A “Operação Pantanal” foi lançada nesta quarta-feira (28/08/24), com a saída do comboio supervisionada pelo governador Jorginho Mello, em ato realizado no Centro Administrativo do Governo do Estado.
A equipe enviada é composta por especialistas em combate a incêndios florestais e levará consigo seis caminhonetes 4×4, além de equipamentos especializados como motobombas, abafadores, sopradores, rádios de comunicação e retardantes químicos. A previsão inicial é que a missão dure 15 dias, podendo ser estendida conforme a necessidade, com o revezamento de equipes para garantir a segurança e a continuidade das operações.
De acordo com o subcomandante-geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza, os profissionais catarinenses possuem experiência prévia na região, tendo atuado em operações semelhantes em 2020 e 2021. A presença dos bombeiros de Santa Catarina é vista como crucial para reforçar os esforços de controle das chamas, que têm causado sérios danos à fauna e flora do Pantanal sul-mato-grossense.