O Bioparque Zoo Pomerode realizará uma série de atividades especiais neste fim de semana para celebrar o Dia Mundial dos Primatas, que ocorre em 1º de setembro. Entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, caixas, troncos e tambores recheados com frutas, ramos de hibisco, e sementes serão oferecidos aos primatas que habitam o zoológico.
A iniciativa visa estimular os instintos naturais dos animais, promovendo a conexão com seu habitat original. O público poderá acompanhar as atividades, chamadas de Enriquecimento Ambiental, em horários alternados pela manhã e à tarde.
Segundo Zoo Pomerode, essas ações são planejadas para estimular comportamentos naturais dos primatas, incentivando-os a explorar, caçar e experimentar novas texturas e cheiros, semelhantes ao que fariam na natureza.
Atualmente, o bioparque abriga 11 espécies de primatas, incluindo chimpanzé, bugio-preto, mico-leão-dourado e sagui-imperador, todos participantes de programas de conservação que visam a preservação de espécies ameaçadas.
Em paralelo, o Bioparque também realizará atividades educativas nos dias 7 e 8 de setembro, em comemoração ao Dia da Amazônia. Durante o evento, biólogos ambientais discutirão a importância da conservação da floresta e o combate ao tráfico de animais silvestres, em parceria com associações de zoológicos do Brasil e da América Latina.
O Bioparque Zoo Pomerode foi fundado há 92 anos e atualmente abriga cerca de 900 animais. No total, são 230 espécies que podem ser visitadas todos os dias das 8h às 18h na Rua Hermann Weege, nº 180, no Centro de Pomerode.
Cronograma das atividades
Sábado (31/8):
– 10h: Macaco-japonês
– 14h: Macaco-prego e macaco-barrigudo
Domingo (1º/9):
– 10h: Mico-leão-da-cara-dourada e mico-leão-dourado
– 14h: Macaco-aranha
Segunda-feira (2/9):
– 10h: Mico-leão-preto e sagui-imperador
– 10h30: Bugio-preto
– 14h: Chimpanzé
– 14h30min: Bugio-ruivo