Tiago Splitter assume comando do Paris Basketball e estreia como técnico

Ex-jogador blumenauense será o responsável por liderar a equipe francesa em sua primeira participação na Euroleague na temporada 2024/2025.

Arte: OBlumenauense

O blumenauense Tiago Splitter, ex-jogador de basquete e primeiro brasileiro a conquistar um título da NBA, inicia sua carreira como técnico ao assumir o comando do Paris Basketball na temporada 2024/2025. O time, que disputa a primeira divisão da liga francesa, fará sua estreia na Euroleague, principal competição de clubes da Europa.

O anúncio de Splitter como técnico foi feito antes dos Jogos Olímpicos de Paris, enquanto ele ainda fazia parte da comissão técnica da seleção brasileira masculina. Splitter acumulou experiência como assistente técnico no Brooklyn Nets, de 2019 a 2023, e no Houston Rockets, entre 2023 e 2024, antes de assumir o novo desafio na França.

O Paris Basketball, fundado em 2018, alcançou resultados expressivos em um curto período, incluindo o vice-campeonato da liga francesa na última temporada. A competição 2024/2025 marca um momento histórico para o clube, que, sob o comando de Splitter, disputará pela primeira vez a Euroleague, enfrentando os principais times do continente europeu.

Formado na Sociedade Recreativa e Esportiva Ipiranga, em Blumenau, Splitter tem uma trajetória destacada no esporte. Além do título da NBA em 2014 pelo San Antonio Spurs, ele foi tricampeão da Copa América e medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2003, representando o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.


 

 


Setor de seguros analisa impactos climáticos e comemora 100 anos do SindsegSC em Blumenau