No último dia 17 de agosto, o Norden Bar & Biergarten, localizado na Rua Xavantina, no bairro Itoupava Seca, em Blumenau, foi palco da segunda edição do Norden Medieval, um evento que superou todas as expectativas. O evento começou às 11h e terminou por volta das 24h, envolvendo mais de 100 profissionais envolvidos, entre colaboradores, artistas e mercadores.
Todos foram convidados a se fantasiar, inclusive como cosplays. E a participação foi incrível, porque apesar do dia quente, muitos participantes vestiam roupas com tecidos pesados e mais de uma camada para compor a fantasia.
Nesta edição, o Norden Medieval ampliou em 60% a variedade de atrações em comparação à primeira, trazendo novidades como falcoaria, artistas circenses, dança cigana, oficina de forja de runas e soft combat. Essas novas atividades não só encantaram o público como também contribuíram para um aumento significativo no tempo de permanência no evento, passando de uma média de 3 horas na primeira edição para impressionantes 5 horas neste ano.
O evento contou com a presença de 1.300 pessoas, uma marca que deixou os organizadores extasiados. Chamou a participação de visitantes de outras cidades e estados, mostrando que o festival está se tornando um evento de destaque regional.
Outro ponto alto foi o aumento expressivo no consumo de alimentos e bebidas, resultado de uma logística adaptada para eventos de grande porte para reduzir o tempo de espera. O público também entrou no clima, com uma adesão muito superior de pessoas trajadas, tanto crianças quanto adultos, que participaram ativamente do Concurso de Trajes e Fantasias, onde as melhores vestimentas foram escolhidas pelo público e por um corpo de juízes.
A feira de mercadores foi um destaque à parte, reunindo artesãos e comerciantes de várias regiões, incluindo Paraná e Santa Catarina. Os visitantes tiveram a oportunidade de adquirir produtos que vão desde joias e acessórios artesanais até equipamentos medievais como espadas e armaduras.
Alguns expositores tiveram tanto sucesso que voltaram para casa com os estoques zerados, vendendo absolutamente tudo. Além disso, serviços como tatuagem, expostos em um ambiente com uma atmosfera imersiva, enriqueceram ainda mais a experiência dos participantes.
Um dos destaques foi a falcoaria. O treinador e tutor de Pomerode trouxe a ave de rapina que fez voos curtos, decolando e pousando sobre luvas de couro especiais que não feriam a pele com as garras.
O Norden Medieval 2024 consolidou-se como um evento que não só celebra a cultura medieval, mas também reúne pessoas de diferentes lugares para compartilhar momentos inesquecíveis de diversão, aprendizado e confraternização.
Confira as quase cem fotos na galeria abaixo, quase todas registradas pelo nosso colaborador Luiz Carlos Zimmermann: