Na noite desta segunda-feira (19/08/24), o céu será iluminado pela primeira Superlua do ano. O fenômeno acontece quando a Lua cheia atinge o ponto mais próximo da Terra, tornando-se visivelmente maior e mais brilhante. Enquanto a distância média entre a Terra e a Lua é de cerca de 384 mil quilômetros, nesta ocasião, o satélite natural estará a apenas 362 mil quilômetros do planeta.
A explicação para essa proximidade está na órbita elíptica da Lua, que faz com que ela, em certos momentos, pareça maior e mais luminosa. A Superlua pode ser até 20% mais brilhante do que o normal, proporcionando um espetáculo visível em qualquer parte do Brasil e do mundo, desde que as condições meteorológicas permitam.
O termo “Superlua” foi cunhado por um astrólogo em 1979 para descrever uma Lua cheia que está a pelo menos 90% da menor distância entre a Lua e a Terra. Embora não seja um termo científico, o fenômeno atrai a atenção de muitos observadores. Em 2016, uma Superlua chegou a 356 mil quilômetros da Terra, a menor distância registrada desde 1948. A próxima vez que a Lua chegará tão perto do nosso planeta está prevista para 2034.