O atleta blumenauense Daniel Schmitt conquistou neste domingo (19/08/24) o título do torneio BT 200 de Culebra, em Porto Rico. O evento, que distribuiu uma premiação total de US$ 15 mil, garantiu ao atleta catarinense mais de 200 pontos no ranking mundial, colocando-o próximo do top 20. O resultado final do ranking será divulgado ainda esta semana pela Federação Internacional de Tênis.
Schmitt, que ocupa atualmente a 26ª posição no ranking, formou dupla com o brasileiro Hugo Dojas para vencer a final contra o italiano Diego Bollettinari e o venezuelano Carlos Vigon por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1. Antes disso, na semifinal, a dupla brasileira superou o italiano Alessandro Calbucci, maior campeão da história do esporte, e o atleta de Aruba, Aksel Samardzic, com um placar de 6/1 e 7/6 (7/5).
As finais foram adiadas em um dia devido à previsão de um furacão que poderia atingir a ilha de Culebra. “Foi tudo muito louco. Chegamos com a previsão de furacão, perguntamos ao organizador se o torneio realmente iria acontecer antes de embarcarmos, e ele confirmou. Quando chegamos, a previsão mudou, e o furacão iria passar diretamente sobre a ilha. O organizador cogitou cancelar o torneio, mas a maioria dos atletas já estava aqui, então pedimos para ele fazer todo o possível para realizar o evento. Apesar da falta de estrutura por conta do furacão, tudo deu certo no final. Tivemos dois jogos duros nas semifinais e na final, mas conseguimos manter um ritmo sólido e consistente”, relatou Schmitt.
Com essa vitória, Schmitt, que já conquistou 14 títulos em sua carreira no tênis, sendo este o primeiro da temporada, segue confiante para sua próxima competição. Ele retorna ao Brasil para se preparar para o Campeonato Mundial, que será realizado em Cesenatico, na Itália, entre os dias 4 e 8 de setembro. O atleta conta com patrocínios da Gismar Redes Esportivas, Vitafor e Kona, além do apoio da BSA.