Um avião modelo ATR-72, pertencente à Voepass Linhas Aéreas, caiu na região do bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira (9/08/24). A aeronave, que transportava 57 passageiros e quatro tripulantes, havia decolado de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto de Guarulhos (SP).
A Polícia Militar foi acionada às 13h28 e deslocou equipes para a Rua João Edueta, próxima à rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), onde o avião caiu ao lado de uma casa no Residencial Recanto Florido.
Após a queda, houve uma explosão que não deixou sobreviventes. Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guardas Municipais e Defesa Civil trabalham na operação.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo (Voepass), de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira.
Investigadores do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) estão seguindo para o local para realizar a Ação Inicial da Ocorrência.
Vinhedo e Campinas são cidades vizinhas, esta última tem o aeroporto de Viracopos, um dos mais importantes do estado de São Paulo. Logo após o acidente, a empresa aérea liberou os pilotos e tripulantes que não quisessem voar em função da tragédia.