Na tarde desta sexta-feira (9/08/24) será lançada a F200 Fragata Tamandaré, construído no thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul em Itajaí (SC), considerado um dos mais modernos do Brasil. A embarcação estará a serviço do país em 2025.
O evento de lançamento contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministros, deputados, militares e outras autoridades. No entanto, o governador de Santa Catarina que é do partido de oposição, provavelmente não estará. Será a primeira visita do presidente ao estado depois que colocou a faixa presidencial pela terceira vez.
O esquema de segurança deverá ser feito pela própria Marinha, em conjunto com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI). É o primeiro navio das quatro fragatas previstas no Programa Fragatas Classe “Tamandaré” (PFCT), um projeto de construção naval que deve gerar cerca de 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos.
O simbólico corte da primeira chapa ocorreu em setembro de 2022, ainda no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que perdeu as eleições naquele ano. O projeto está andamento desde 2017 e a expectativa é de que a frota esteja pronta para garantir a segurança das águas brasileiras em 2029.
O programa é gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) e executado pela Sociedade de Propósito Específico Águas Azuis, composta pelas empresas Thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança e Atech.