Primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas foi conquistado no judô feminino

Beatriz Souza venceu a israelense Raz Hershko na final da categoria +78kg.

Foto: Alexandre Loureiro [COB]

O Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com a vitória de Beatriz Souza na categoria +78kg feminino do judô. A brasileira derrotou a israelense Raz Hershko na final, assegurando a medalha.

A vitória foi praticamente definida nos primeiros 30 segundos de luta, quando Beatriz conseguiu um wazari ao derrubar a adversária com um o-soto-gari. A partir desse ponto, a brasileira administrou a vantagem, mantendo-se concentrada e evitando que a israelense igualasse o placar, mesmo quando Hershko tentou aplicar um golpe perigoso.

Com a vitória, o Brasil avançou para a 18ª posição no quadro geral de medalhas, somando uma medalha de ouro, três de prata e três de bronze.

Beatriz Souza, atleta do Esporte Clube Pinheiros de São Paulo, tem 26 anos e é natural de Peruíbe, litoral de São Paulo. Ocupando a quinta posição no ranking mundial da categoria, a judoca já possui um histórico de conquistas, incluindo duas medalhas de prata e quatro de bronze em campeonatos mundiais, além de pratas e bronzes em Jogos Pan-Americanos.

Durante sua campanha em Paris 2024, Beatriz venceu quatro lutas, três delas contra medalhistas. Nas oitavas de final, venceu por ippon a nicaraguense Izayana Marenco. Nas quartas, superou Kim Hayun, da República da Coreia, por waza-ari, e na semifinal, derrotou a francesa Romane Dicko.

A conquista de Beatriz Souza representa um marco significativo para o judô brasileiro nas Olimpíadas, destacando sua dedicação e habilidade no esporte.

Fonte: Agência Brasil


 

 


Blumenau Comics Experience 2024 foi inesquecível