Se você gosta de ter pássaros presos em casa, precisa lembrar que, na hora de transportá-los, são necessários alguns cuidados para não se complicar com a lei. Um casal passou por uma situação dessas na tarde desta quinta-feira (1/08/24) no município de Rio dos Cedros (SC), no Médio Vale do Itajaí.
O automóvel em que eles estavam foi abordado às 15h45 por uma guarnição da Polícia Militar que realizava rondas na Rua Leoberto Leal, no Centro. Dentro, havia quatro gaiolas contendo sete aves: dois canários-da-terra (anilhados), um trinca-ferro e quatro coleirinhas (sem anilhas).
Ao ser questionado pelos policiais sobre a procedência dos animais, o motorista, de 32 anos, teria dito que adquiriu as aves na própria cidade. No entanto, não informou de quem comprou e nem apresentou as licenças pertinentes.
Para complicar a situação, dentro do veículo também foram encontrados cerca de 1,9 gramas de maconha. A passageira, uma mulher de 24 anos, teria admitido que a droga era para seu consumo pessoal.
A guarnição policial lavrou um boletim de termo circunstanciado com base no artigo 29, parágrafo 1º, inciso III da lei 9.605/1998 contra o homem por ter em cativeiro/deposito duas espécies de pássaros da fauna silvestre brasileira sem autorização/licença do órgão ambiental competente.
As aves e as respectivas gaiolas foram apreendidas para posteriores diligências e soltura em local apropriado, assim como a maconha. Já o automóvel foi removido ao pátio conveniado, devido às infrações de trânsito.