Restaurante em casarão histórico de 1897 anuncia novidades em Blumenau

A proposta é ampliar o conceito para um complexo gastronômico e de eventos.

Foto: Claus e Marlise Jensen

Em outubro de 2024, o Norden Bar & Biergarten comemora seus três anos de fundação, em uma casa histórica de 1897. O empreendimento, localizado no bairro Itoupava Seca, em Blumenau, convidou a imprensa e influenciadores digitais para um evento na noite desta terça-feira (30/07/24).

Foto: Claus e Marlise Jensen

O público foi recebido com diversos comes e bebes, com o objetivo de mostrar as novidades no Keller Kneipe, que fica no porão do casarão. Uma delas acontecerá no dia 17 de agosto e foi divulgada em primeira mão pelo portal OBlumenauense: a segunda edição do festival medieval. O evento fez sucesso no final de fevereiro, apesar do calor típico do verão, quando foi organizado em parceria com o empresário Yuri Santos (Honning Hidromeis e Cidras).

Foto: Claus e Marlise Jensen

Uma das novidades será trazida pela ArtFalcon Falcoaria, que levou uma coruja ao evento, mostrando como o adestramento pode fazer coisas incríveis. Os convidados puderam interagir, sempre aos cuidados do adestrador, que é de Pomerode. Além disso, estão previstas artes circenses, danças ciganas e do ventre.

No mês seguinte, em 14 de setembro, haverá um evento country com direito a dança. Um casal demonstrou um número durante a apresentação da iniciativa, que contou com o som de uma banda ao vivo.

Robson Machado, Yuri Santos e Maico Kasmirski | Foto: Claus e Marlise Jensen

Esse último evento faz parte do novo posicionamento apresentado ao lado do proprietário do Norden, Maico Kasmirski, que transformou o imóvel em uma verdadeira atração turística. O restaurante, que até então só focava na gastronomia alemã, quer ser um complexo de experiências e eventos para a região do Vale do Itajaí.

Casal fez uma apresentação de dança country | Foto: Claus e Marlise Jensen

“Temos um calendário de eventos até o final do ano que vem (2025) para que as pessoas tenham experiências diferentes. Isso é uma demanda da região. São eventos pequenos, às vezes de 70 a 80 pessoas. Nosso ambiente comporta essa flexibilidade onde podemos reunir até mil participantes.” Maico disse que se surpreendeu com o público do evento medieval, pois não imaginava o tamanho do interesse por este tema. O festival aconteceu após Yuri insistir no potencial durante um ano e se revelou um sucesso total, passando a ser anual.

Yuri Santos | Foto: Claus e Marlise Jensen

Serão seis grandes eventos durante o ano, pois demandam toda a estrutura do Norden, abrangendo desde carnaval, Jazz & Blues e até rock. As três últimas trazem um pouco da cultura dos Estados Unidos, país onde Maico morou durante muito tempo e até fundou uma empresa. Mas não há previsão de gêneros musicais brasileiros como pagode ou samba.

Quanto ao carnaval, a ideia é ser algo totalmente diferente do que acontece no Brasil. “Vocês com certeza já devem ter ouvido falar de outros carnavais pelo mundo, como os de máscaras, além dos típicos germânicos, italianos e japoneses. São esses tipos de imersões que pretendemos trazer”, disse Yuri sem dar mais detalhes.

O Keller Kneipe, que traduzido do alemão para o português pode ser lido como “pub no porão”, será o local mais usado para os eventos menores. O local é ricamente decorado, tem pedras nas paredes e todos os móveis são de madeira de qualidade, lembrando uma taberna europeia.

Durante a noite do evento, também houve a apresentação de duas mulheres mostrando a sensualidade da dança do ventre, outra atração confirmada para o Norden Medieval.

Foto: Claus e Marlise Jensen
Foto: Claus e Marlise Jensen
Foto: Claus e Marlise Jensen
Foto: Claus e Marlise Jensen
Foto: Claus e Marlise Jensen
Foto: Claus e Marlise Jensen
Foto: Claus e Marlise Jensen