Uma farmácia localizada na Rua Frei Solano, no bairro Gasparinho, em Gaspar (SC), recebeu uma visita muito especial na manhã desta terça-feira (30/07/24). O incidente envolveu um pereá, que não foi prontamente identificado quando o Corpo de Bombeiros Militar foi chamado às 11h09 para efetuar o resgate.
A corporação foi ao local, capturou o pequeno e simpático animal tranquilamente, para depois ser devolvido à natureza. O pereá (também conhecido como preá, piriá ou bengo) é um roedor do gênero Cavia, pertencente à família dos cavídeos.
Medindo cerca de 25 cm de comprimento, possui pelagem cinzenta, corpo robusto, patas e orelhas curtas, incisivos brancos e ausência de cauda. Ele até pode ser confundido com um porquinho-da-índia (Cavia porcellus).
O animal é encontrado em diversos países da América do Sul, incluindo Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Seus hábitos são principalmente noturnos, e sua dieta consiste em ervas, folhas secas, cascas de árvores, frutas e sementes. Além disso, esses roedores constroem complexos labirintos de túneis na superfície, onde vivem e procuram alimentos.