No final de cada ano, é comum revisar o que passou e planejar o futuro, uma tradição que associa a celebração do réveillon a novas oportunidades. No entanto, no dinâmico mundo do marketing, o planejamento e a análise precisam ser constantes. Não dá para esperar o ano acabar. Com o início do segundo semestre, se você ainda não avaliou o cenário atual, é hora de parar e se preparar para as oportunidades que surgirão nos próximos meses e em 2025.
Camila Renaux, especialista em Marketing Estratégico, Marketing Digital e Inteligência Artificial, observa que marcas que não monitoram tendências regularmente têm dificuldade de incorporar essas novidades no seu dia a dia. “À medida que novas tecnologias e estratégias surgem, a pressa em adotá-las sem o devido planejamento pode gerar resultados insatisfatórios. O marketing exige um processo contínuo de revisão e ajuste”, explica.
Neste ano, a Inteligência Artificial (IA) se destacou entre as principais inovações. “Se você ainda não adotou tecnologias de IA ou fez isso sem o preparo adequado, pode estar perdendo vantagem competitiva. O ChatGPT é um exemplo popular, mas muitos o usam de forma limitada, para tarefas simples e genéricas. Esse uso superficial não explora todo o potencial da IA. Para aproveitar essa ferramenta plenamente, é necessário investir tempo em aprendizado e também explorar outras que podem transformar suas rotinas e otimizar tarefas”, acrescenta a especialista.
Para se manter à frente, descubra as cinco dicas de Renaux sobre as principais tendências e estratégias que estão moldando o cenário atual e continuarão relevantes no ano que vem:
Cinco tendências de marketing para continuar de olho em 2025
1. Inteligência Artificial é a tendência do ano
Já citei, mas vou repetir: não se pode falar sobre tendências de marketing sem destacar o papel da inteligência artificial. Esta tecnologia está revolucionando a rotina dos profissionais da área, atuando como um assistente na automação de atividades diárias. Para o restante deste ano e para 2025, a IA continuará a ser um recurso em alta. O ChatGPT, apesar de ser amplamente conhecido, requer um uso eficaz, e vários cursos estão disponíveis para aprimorar essa habilidade. Também vale a pena explorar outras ferramentas, como a Blip Vira Texto que transcreve áudios, e a IA Tactiq, especializada em criar atas de reuniões. Investir tempo em aprender e aplicar essas tecnologias pode fazer uma grande diferença na eficiência das suas campanhas.
2. A importância dos relacionamentos reais
É possível manter um toque humano na era da IA? Sim, e isso é mais necessário do que nunca! Apesar das facilidades proporcionadas pelos novos avanços, a conexão humana permanece insubstituível. Mesmo com a eficiência da tecnologia, as pessoas ainda valorizam relacionamentos autênticos. No marketing, isso significa estabelecer uma ligação pessoal e genuína, pois quando os clientes sentem que estão interagindo com pessoas reais e compreensivas, tendem a confiar mais e se engajar com a marca.
3. É hora de renovar
O rebranding é uma estratégia para manter a relevância e a competitividade das marcas. Mais do que uma simples atualização estética, é um passo para redefinir a identidade, alinhar os valores com as expectativas do público-alvo e fortalecer a presença no mercado. Em um cenário dominado pela IA e as novas formas de conexão, incorporar tecnologias emergentes e adotar uma abordagem centrada no cliente permite às empresas criar narrativas mais envolventes e estabelecer relações verdadeiras. Assim, elas não apenas se destacam, mas também prosperam em um contexto cada vez mais competitivo.
4. UGC, who?
A principal diferença entre criadores de conteúdo gerado por usuários (UGC) e influenciadores reside na origem e no propósito do material produzido, assim como no tipo de relacionamento com as marcas. O UGC é espontâneo e pessoal, refletindo experiências e opiniões autênticas, enquanto influenciadores criam conteúdo para uma audiência ampla e estabelecem parcerias formais com marcas em troca de compensação. Embora ambos desempenhem papéis importantes nas estratégias de marketing, o conteúdo gerado por usuários se destaca pela conexão mais profunda que estabelece com o público, sendo uma tendência necessária no marketing atual.
5. Não somos nada sem criatividade
Assim como um bom vestido preto, a criatividade nunca sai de moda. Muitos profissionais estão cada vez mais confiando na IA para gerar ideias, mas a intuição humana permanece no topo das prioridades. Um exemplo é uma sorveteria em Juiz de Fora (MG), que usou um chatbot para sugerir ingredientes para um sorvete com um toque brasileiro. A combinação de cacau nacional, castanha de caju caramelizada com rapadura e geleia de pimenta-de-moça foi inovadora, mas a verdadeira mágica ocorreu quando os especialistas ajustaram a receita. A IA forneceu uma base, mas o sucesso veio do conhecimento humano.
Sobre Camila Renaux
Camila Renaux é especialista em Marketing Estratégico, Marketing Digital e Inteligência Artificial pelo MIT nos Estados Unidos. Eleita por três vezes a melhor profissional de Marketing Digital do Brasil, é embaixadora de Philip Kotler e de seu evento eWMS (World Marketing Summit) no país. Já treinou milhares de alunos, distribuídos pelos cinco continentes, através de seus cursos on-line. Consultora de empresas, vivencia o digital no seu dia a dia há mais de 20 anos. Produz conteúdo ativamente para compartilhar doses generosas de informação e é palestrante de um dos maiores eventos de marketing e vendas da América Latina.
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