Trabalhadores/as do transporte coletivo anunciam estado de greve em Blumenau

A decisão foi tomada nesta terça-feira (23/07), e após as partes envolvidas serem informadas oficialmente, terão 72 horas para resolver o impasse.

Foto: SINDETRANSCOL

O Sindicato dos Empregados nas Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau (SINDETRANSCOL) anunciou, através de suas redes sociais, que entrou em estado de greve. A decisão foi aprovada em duas assembleias gerais realizadas na manhã e tarde desta terça-feira (23/07/24).

A categoria alega ausência de negociação coletiva que atenda às reivindicações dos trabalhadores para a data-base da campanha salarial 2024/2025, que venceu em 1º de julho. Na primeira reunião com representantes da Blumob, realizada no dia 4 deste mês, o sindicato exigiu alguns pontos para chegar a um acordo.

O primeiro é a devolução dos valores descontados no dia de protesto. Em seguida, o SINDETRANSCOL quer a garantia de estabilidade de todos os dirigentes eleitos para representar a categoria através do sindicato. Em relação a essa pauta, os representantes da empresa teriam se comprometido a responder oficialmente por escrito até o final da semana seguinte.

A decisão da assembleia desta terça-feira (23) será oficialmente informada à Blumob, ao Sindicato Patronal e à Prefeitura de Blumenau. Se, após o prazo de 72 horas, não houver um acordo quanto aos pontos colocados, os trabalhadores ameaçam paralisar as atividades a qualquer momento.