Tanz Internacional reunirá grupos folclóricos do Brasil, Alemanha e Polônia em Pomerode (SC)

Além da dança, também ocorrerão oficinas, palestras, atividades recreativas, exposições e o lançamento de um livro.

Grupo folclórico Ina Goleniów, da Polônia

Além de todo o equipamento turístico instalado em Pomerode (SC), a cidade fortalece cada vez mais a promoção de eventos. Entre os dias 20 e 28 de julho, acontece o Tanz Internacional, um dos maiores encontros de dança folclórica germânica do país.

Ao todo, estão confirmados mais de mil folcloristas vindos de diversas partes do Brasil e também dois grupos convidados internacionais: o Ihna Erlangen, da Alemanha, e o Ina Goleniów, da Polônia. A Pomerânia, que já fez parte do território alemão, é hoje uma região polonesa.

O evento é promovido pela Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí (AFG), entidade que reúne praticantes de Blumenau, Pomerode, Guabiruba, Timbó, Indaial e Benedito Novo.

Grupo folclórico Ihna Erlangen, da Alemanha

Além da dança, também ocorrerão oficinas, palestras, atividades recreativas, exposições e o lançamento de um livro. Na Vila do TANZ, uma exposição contará a história dos trinta anos de atividades da Associação no Vale do Itajaí. Além disso, também estão programadas atividades com dois parceiros educacionais.

Grupo folclórico Ina Goleniów, da Polônia

Com o UniSenai, acontecerá a exposição e também o desfile de moda, produzido por acadêmicos do curso de Design de Moda, com releituras dos trajes dos grupos associados à AFG, trazendo uma visão de moda contemporânea baseada na história.

Já com a FURB, estão previstas duas atividades. Uma delas é a mostra final do TANZ+Kurs, curso de dança folclórica germânica, que está acontecendo desde fevereiro e que encerra agora no mês de julho. Trata-se de uma parceria inédita no país: uma associação de grupos folclóricos germânicos trabalhando o tema folclore de forma abrangente, em parceria com uma universidade.

Grupo folclórico Ihna Erlangen, da Alemanha

A segunda é uma oficina de inclusão e diversidade na dança. Ambas as agendas são um trabalho conjunto da AFG com o curso de graduação em Dança da FURB, o único no estado de Santa Catarina.

Um dos pontos altos da programação será no dia 25 de julho, Dia da Imigração Alemã no Brasil. A partir das 19h30, uma solenidade com autoridades e personalidades marcará o bicentenário dos imigrantes germânicos em terras brasileiras.

Para todas as idades.

Para os grupos infantis, além das apresentações de dança, jogos, brincadeiras e oficinas integram o Kindertanz. Para o público da terceira idade, o Encontro de Dança Sênior tem espaço na agenda.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público. A cidade de Pomerode foi escolhida para receber o evento em função de ser sede de um dos grupos folclóricos mais antigos da região do Vale do Itajaí e pela própria estrutura que a cidade oferece.

A Associação Folclórica Germânica do Médio Vale do Itajaí – AFG, foi criada em 1993 com a finalidade de promover a integração entre os grupos da região de Blumenau-SC. Atualmente, possui um papel fundamental no aspecto folclórico, atuando de forma unificada nos mais diversos eventos da cidade e região.

O TANZ Internacional é uma realização da AFG com o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, através do PIC – Programa de Incentivo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura. Além disso, conta com o apoio de empresas como CartonDruck, Eco Blu Confecções, Lojas Berlanda, Netzsch, Perfor e Karsten. A parceria com a UniSenai, FURB e Prefeitura Municipal também é essencial para a realização do evento.

História da AFG

Em 1984, quando aconteceu a primeira edição da Oktoberfest em Blumenau, foi fundado no Centro Cultural 25 de Julho, o mais antigo grupo de danças folclóricas alemãs em atividade na cidade: o Blumenauer Volkstanzgruppe. Este foi um marco na história cultural da cidade e de toda a região do Médio Vale do Itajaí. O idealizador deste grupo, senhor Harold Letzow, foi grande incentivador desses dois projetos, vindo a se tornar o embaixador da Oktoberfest.

A ideia do grupo de danças folclóricas alemãs deu tão certo que muitos grupos foram sendo formados a partir deste. Em diversas sociedades da cidade foram sendo criados novos grupos, em geral por ex-integrantes deste primeiro, proporcionando que sempre mais pessoas participem deste trabalho, que reúne a alegria de dançar e o prazer de estar com amigos. O Grupo Folclórico Teutônia, junto à Sociedade Esportiva Ipiranga, foi o primeiro deles, fundado em 1987 sob a organização do senhor Friedrich Ideker. Depois, no ano de 1988, surgem o Grupo Folclórico Germânia, hoje sediado na Sociedade Recreativa e Cultural Fortaleza-Tribess, e o Freiheitstanzgruppe, no Clube de Caça e Tiro Velha Central.

Paralelamente, surge no ano de 1987, na Itoupava Central, o Eintrachtvolkstanzgruppe, firmando mais um berço da cultura alemã naquela parte do município. Os desdobramentos continuaram e, como consequência desse processo, sentiu-se a necessidade de reunir os grupos dentro de uma entidade central.

Assim, surgiu em 29 de novembro de 1993, a Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí – AFG, tendo como grupos fundadores o Blumenauer Volkstanzgruppe, Grupo Folclórico Teutônia, Freiheitstanzgruppe, Grupo Folclórico Germânia, Eintrachtvolkstanzgruppe, Volkstanzgruppe Grünes Tal, Freundschaft Volkstanzgruppe e Volkstanzgruppe Kreuz des Südens.

A AFG foi criada com a finalidade de fortalecer a integração dos grupos da região de Blumenau-SC e se fazer forte como entidade mantenedora cultural. Possui um papel fundamental no aspecto de incentivo à dança folclórica, atuando de forma unificada nos mais diversos eventos da cidade e região. Agrega hoje 19 grupos entre as categorias infantil, juvenil, adulto e sênior, em um total de aproximadamente 800 folcloristas.


 

 


Karsten abre as portas da fábrica para visitação com a Makuka