Nível do Rio Itajaí-Açu chegou a 7,36 metros em Rio do Sul (SC) e começou a baixar

A cota de inundação é de 8 metros. Saiba a situação das barragens no Alto Vale na manhã desta segunda-feira (8/07).

Imagem: OBlumenauense

Segundo dados online da Defesa Civil de Rio do Sul, o nível do Rio Itajaí-Açu chegou às 7,36 metros às 5h desta segunda-feira (8/07/24). Mas felizmente por enquanto o nível do rio está baixando, e às 8h, estava em 7,31 metros.

As projeções de chuva fizeram com que a prefeitura iniciasse os protocolos referente às cheias e no domingo (7) havia a preocupação de que chegasse na a 8 metros, a cota de inundação.

O volume de chuva nos últimos dias já tinha superado os 100 milímetros em cidades como Ituporanga, Agrolândia, Aurora, Vidal Ramos, Alfredo Wagner e Trombudo Central, que são regiões que contribuem com a bacia do rio local.

A Defesa Civil de Rio do Sul recomendou aos moradores de áreas baixas na cidade, que costumam ser afetadas com o rio em 8 metros, providenciarem a retirada dos pertences.

Abrigos abertos preventivamente

Até o início da noite deste domingo, quatro abrigos estavam abertos para atender moradores que, preventivamente, retiram seus pertences por conta do risco de alagamentos.

O número de pessoas atendidas não foi informado pois havia uma chegada contínua de materiais e pessoas. Algumas famílias preferem trazer seus móveis para abrigos, mas ficam na casa de amigos ou parentes.

Locais abertos e recebendo pessoas e móveis
– Salão da comunidade católica do bairro Bela Aliança – Capela São Sebastião
– Salão da Sociedade Atiradores Bela Aliança, no bairro Bela Aliança
– Salão da comunidade Nossa Senhora do Rosário, no Taboão
– Salão da comunidade evangélica Luterana do bairro Bela Aliança

Locais de sobreaviso, caso seja necessário
– Salão do Lions Clube, no bairro Progresso
– Salão da paróquia São José Operário, no bairro Laranjeiras

Risco de deslizamentos

A orientação é para que a comunidade fique atenta ao risco de deslizamentos de terra, queda de barreira ou rachaduras em terrenos ou paredes. Toda atenção é necessária e em caso de urgência, deve ser feito o informe à Defesa Civil e a saída do imóvel.

Ponte interditada

Uma ponte chegou a ser interditada na Rua Wenceslau Borini (ponte da ximbica) devido ao acúmulo de água na pista. Os motoristas foram orientados a utilizar desvios para chegar aos seus destinos.

Barragens do Alto Vale

De acordo com informações da Rede Hidrometerológica de Defesa Civil de Santa Catarina, as situações das barragens no Alto Vale se encontram assim:

Ituporanga (barragem Sul) | 8h05 – três comportas estavam abertas e duas fechadas, deixando a capacidade do reservatório com 33,65% ocupada. O nível do Rio Itajaí Sul estava com 2,71 metros.

Taió (barragem Oeste) | 8h05 – todas as sete comportas estavam fechadas e o nível de ocupação do reservatório era de 18,27%. O nível do Rio Itajaí Oeste estava com 5,74 metros.

José Boiteux (Barragem Norte) | 7h – uma das comportas estava aberta e a outra fechada. O nível de retenção do reservatório estava em 0,54%. O nível do Rio Itajaí Norte estava com 1,23 metro.