Uma coral-verdadeira (gênero Micrurus) foi encontrada na manhã desta segunda-feira (24/06/24) no pátio da Escola Municipal Erwin Prade, localizada no bairro Pomeranos, em Timbó (SC). O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado às 7h10 para capturar o animal de aproximadamente 50 centímetros.
O réptil foi removido do educandário e levada para ser solta próximo de uma área de mata, que é seu habitat natural. Segundo os bombeiros, apesar do susto, a cobra não chegou a ameaçar nenhum aluno ou profissional que trabalha na escola.
De acordo com o Instituto Butantan, a cobra-coral verdadeira é uma das serpentes mais venenosas encontradas no Brasil. Seu veneno é extremamente tóxico e atinge o sistema nervoso central. Os sintomas iniciais de uma picada incluem dormência na área afetada, visão embaçada e dificuldade de falar.
Com o tempo, o veneno pode comprometer outras partes do sistema nervoso, levando à paralisia de músculos vitais como o coração e o diafragma, sendo este último crucial para a respiração. A vítima deve buscar atendimento médico imediatamente. O tratamento da picada é feito com a administração do soro antielapídico, fabricado no Instituto Butantan.