Santa Catarina recebeu o selo “Nota A” do Tesouro Nacional por sua excelência na qualidade das informações contábeis e fiscais enviadas ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). O Estado obteve 97,5% de acertos nas verificações realizadas pelo Tesouro Nacional, destacando-se entre os seis melhores do país.
A plataforma avalia e classifica a precisão, a integridade, a qualidade e a consistência das informações contábeis e fiscais enviadas, atribuindo notas e percentuais de acertos nos níveis municipal, estadual e entre as capitais. Nessa análise, são realizadas mais de 160 verificações em diferentes dimensões para avaliar a qualidade das informações. Os dados considerados na edição 2024 são referentes ao ano passado.
O secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, enfatizou que este reconhecimento reflete o compromisso com a responsabilidade fiscal e a confiabilidade das informações prestadas. “Este resultado atesta que Santa Catarina oferece um ambiente favorável para negócios e investimentos,” destacou Siewert.
Além do selo “Nota A”, Santa Catarina alcançou pontuação máxima na dimensão que avalia a consistência entre dados contábeis e fiscais. Para a diretora de Contabilidade e Informações Fiscais, Vera Lúcia Hawerroth Santana, o desempenho do Estado é resultado do comprometimento e da qualificação dos servidores públicos. “Somos um modelo em contabilidade do setor público,” concluiu Santana.