Shopee inaugura o sétimo hub logístico em Santa Catarina

Esse tipo de operação se concentra na eficiência do fluxo de mercadorias, deixando as entregas rápidas e flexíveis.

A Shopee inaugurou um novo hub logístico em Tubarão, ampliando sua rede de distribuição em Santa Catarina. O espaço, que é o sétimo da empresa no estado, funciona como um ponto estratégico para otimizar a última milha da entrega de produtos, agilizando o envio de mercadorias dos vendedores para os consumidores.

Segundo Rafael Flores, head de Malha e Expansão Logística na Shopee, a escolha de Tubarão reforça a importância de Santa Catarina na estratégia de crescimento da empresa no Brasil. A empresa já conta com unidades em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí e Joinville. No Brasil, são 11 centros de distribuição espalhados em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de mais de 100 hubs logísticos para produtos de lojistas brasileiros.

A logística da Shopee envolve um processo em que os produtos, após a confirmação da compra, são preparados pelo vendedor e coletados em agências ou pontos de coleta. Eles são então encaminhados aos centros de distribuição e, em seguida, para os hubs de última milha, de onde são distribuídos para os motoristas que realizam as entregas.

A Shopee é um marketplace, lançado em 2015 em Singapura, chegou ao Brasil em 2019 econta com uma equipe de mais de 10 mil funcionários e dois escritórios na cidade de São Paulo. A estrutura apoia as vendas dos seus mais de 3 milhões de vendedores brasileiros, que hoje são responsáveis por 90% das transações da plataforma. Para se candidatar a vagas nos hubs logísticos da empresa, basta acessar a página de carreiras da Shopee.

Qual a diferença entre Centro de Distribuição e Hub Logístico?

Os dois têm funções distintas na cadeia de suprimentos. O centro de distribuição é responsável por armazenar mercadorias por um período prolongado, gerenciar estoques e preparar pedidos para envio, focando em otimizar a gestão de inventários.

O hub logístico, por outro lado, atua principalmente como um ponto de passagem e roteirização, recebendo mercadorias, consolidando cargas e encaminhando rapidamente para o próximo destino, minimizando o tempo de armazenagem.

Enquanto o centro de distribuição oferece suporte a operações de armazenamento e picking de pedidos, o hub logístico se concentra na eficiência do fluxo de mercadorias, facilitando entregas rápidas e flexíveis. Em resumo, um acaba sendo um grande depósito, enquanto o outro é um ponto de passagem para acelerar as entregas.