Em um avanço significativo em sua jornada rumo às Paralimpíadas de Paris, Suzana Nahirnei, paratleta de Blumenau, quebrou seu próprio recorde brasileiro no arremesso de peso da classe F46 pela terceira vez neste ano. O feito foi conquistado durante a 2ª Etapa do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo (SP).
Com uma marca de 11,77 metros, Suzana ultrapassou em mais de 30 centímetros seu recorde anterior, de 11,46 metros, registrado em abril. Este desempenho a coloca em terceiro lugar no ranking mundial de 2024, ficando atrás de Noelle Malkamaki, dos EUA, com 13,33 metros, e Holly Robinson, da Nova Zelândia, que alcançou 12,25 metros.
Nahirnei permanece em São Paulo, onde neste sábado tentará ultrapassar a marca de 12 metros durante a 2ª Fase Nacional do Desafio CPB/CBAt, buscando garantir sua vaga para Paris. “Mesmo com a pressão e o nervosismo do calendário paralímpico, Suzana apresentou uma marca excelente. Vamos continuar treinando e nos preparando para superar os 12 metros, uma meta que já atingimos nos treinos, e assim aumentar as chances de vê-la em Paris,” afirmou o técnico Alan Júnior Melo.
A Seleção Brasileira de Atletismo Paralímpico já conta com 40 vagas confirmadas para a Paralimpíada, e a convocação final será anunciada no final deste mês.