Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (30), quando a temperatura ainda estava em torno de 11,4°C, os fiéis católicos já confeccionavam os belíssimos tapetes de serragem colorida, retratando diversas imagens religiosas.
Essa tradição, que marca a celebração de Corpus Christi, preparava o caminho para a procissão liderada pelo Bispo da Diocese de Blumenau, Dom Rafael Biernaski. O sol esquentava aqueles que dedicaram seu tempo para preparar esse cenário, cercado pelo ambiente urbano e pelo céu, que lembrava duas palavras muito usadas pelos colonos da região: “alles blau” (tudo azul).
A procissão, que acontece após a missa das 9h na Catedral São Paulo Apóstolo, no centro da cidade, segue um itinerário repetido há décadas. Partindo da porta principal da catedral, a caminhada segue pela descida lateral, atravessa a Rua Padre Jacobs e continua pelas ruas Curt Hering, Paul Hering e 15 de Novembro, retornando à igreja pela escadaria.
A tradição dos tapetes coloridos foi trazida pelos portugueses para o Brasil durante a colonização. Para a Igreja Católica, os tapetes simbolizam a acolhida de Jesus em Jerusalém, quando as pessoas cobriram as ruas com ramos e mantos para a passagem do Messias. São o caminho a ser percorrido pelo Santíssimo.
Dom Rafael, cercado por religiosos, recebia a comunidade e se preparava para deixar sua mensagem no coração dos devotos. Para muitos fiéis, é uma data esperada de comunhão comunhão com Deus e Cristo.
Importância da Celebração
Assim como em milhares de cidades brasileiras, em Blumenau, a tradição de decorar as ruas com tapetes de serragem é um ato de devoção, além de um espetáculo visual. O mais importante é que reforça a união e a fé dos participantes. Para muitos, é um momento de renovação espiritual e uma oportunidade de testemunhar os valores cristãos de forma pública e comunitária.
Como quase todos os anos, o portal OBlumenauense esteve por lá. Dessa vez, formos presenteados pelas imagens de nosso colaborador, Soni Robinson Witte. Ele registrou imagens e vídeos das ruas enfeitadas antes da procissão, além de momentos de devoção dentro da Catedral São Paulo Apóstolo.
Nas ruas, a beleza temporária mostrava em cores a intensidade da fé dos blumenauenses. A celebração de mais um Corpus Christi, destaca a importância dessa data no calendário litúrgico católico na cidade.
Origem e Significado do Corpus Christi
A procissão de Corpus Christi é uma celebração religiosa que ocorre em várias cidades brasileiras e portuguesas. Ela é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. Portanto, a data varia anualmente, mas sempre ocorre em maio ou junho. A origem dessa solenidade remonta ao século XIII e foi instituída pelo Papa Urbano IV em 8 de setembro de 1264.
Na época, o Papa recebeu informações de que a freira Juliana de Mont Cornillon, da Diocese de Liège, na Bélgica, tinha visões de Jesus pedindo uma festa litúrgica anual em honra à Sagrada Eucaristia. Assim, a festa de Corpus Christi foi criada para enfatizar a presença real de Jesus no pão e no cálice consagrados.
Confira no vídeo as imagens de Soni Robinson Witte com narração e edição de Claus Jensen.