Por volta das 22h25 desta quarta-feira (22/05/24), a Prefeitura de Blumenau emitiu uma nota à imprensa reiterando que será a responsável pela organização da Feira, do Concurso e do Festival Brasileiro da Cerveja em 2025.
Os eventos estão confirmados e ocorrerão entre os dias 12 e 16 de março no Parque Vila Germânica. A administração municipal acionou judicialmente a Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (ABLUTEC), responsável pela organização dos eventos até este ano.
Apesar da entidade dizer que as marcas do festival e concurso não são do Município, a prefeitura afirma o contrário. Para a gestão do atual prefeito, ABLUTEC teria se apropriado indevidamente para realizar festividades semelhantes na mesma data em Balneário Camboriú.
“A Prefeitura também reforça que decidiu intervir no evento após pedidos de representantes do mercado cervejeiro, que demonstraram descontentamento quanto à qualidade dos eventos, que não condizem com o esperado por expositores, cervejeiros e o público. Além disso, a entidade organizadora atual já ameaçou levar os eventos para outras cidades, como Pomerode, por exemplo, o que também fez com que a Prefeitura agisse para que permanecessem em Blumenau”, disse a nota.
O prefeito Mário Hildebrandt destacou que os três eventos cervejeiros já fazem parte do calendário anual de Blumenau, assim como outros. “Daremos a mesma importância e cuidado com que organizamos os demais grandes eventos da cidade como Oktoberfest, Sommer Festival, Natal, Páscoa e Réveillon. É nossa responsabilidade continuar investindo em atrações turísticas de qualidade para receber visitantes nacionais e internacionais e assim seguiremos fazendo”.