Uma cartinha enviada junto com os donativos de Indaial (SC) para o município de Nova Santa Rita (RS) chamou a atenção nesta quarta-feira (15/05/24). “Espero que o agasalho aqueça não apenas o corpo de alguém, mas também sua alma e seu coração. Enviamos nossa solidariedade e compaixão”, diz o texto assinado por Fran e Nando.
O agradecimento veio em formato de vídeo divulgado pela Rainha Mirim da Festa do Melão, realizada na cidade gaúcha. Depois de se apresentar e ler a cartinha, Isabelli Nayá Ribeiro Flores, de 10 anos, diversas pessoas que estavam presentes aplaudiram, tocadas pelas palavras simples, mas de carinho.
A prefeitura de Nova Santa Rita decretou “Estado de Calamidade Pública” e já recebeu cerca 1,1 mil pessoas nos 11 abrigos abertos para enfrentar a situação das cheias. Esses números não refletem todas as que foram atingidas, afinal ainda há os hospedados em casa de parentes, amigos e vizinhos.
Diante dessa situação, Indaial decidiu adotar a cidade e já enviou três carretas, além de uma quarta que está a caminho. São cerca de 100 toneladas com as principais necessidades solicitadas pelas autoridades locais, incluindo roupas para enfrentar o frio na região. Uma equipe de servidores municipais da Defesa Civil, Secretaria de Saúde e Assistência Social também foi enviada para apoiar os gaúchos que enfrentam essa delicada situação em suas vidas.
Ao meio-dia desta quarta-feira (16), a prefeitura de Nova Santa Rita divulgou em suas redes sociais que dos 6.995 kits de alimentação doados, foram entregues 974, além de 898 cobertores e 542 kits de higiene. Além disso, foram distribuídos 70 pacotes de fraldas e lenços umedecidos, 302 colchões e colchonetes, e 261 kits para residências acolhedoras. No total, 91 famílias foram cadastradas para receberem assistência.
Saiba mais sobre Nova Santa Rita (SC):
A população de Nova Santa Rita, conforme dados do IBGE, é de 29.024 pessoas (Censo 2022). O município possui uma área territorial de 218,153 km². Sua principal fonte econômica é a agricultura, destacando-se pela produção de hortaliças e o cultivo de arroz. Além disso, o município apresenta um PIB per capita de R$ 81.606,01 (2021), refletindo uma economia relativamente robusta (IBGE).