Foi lançado na manhã desta quarta-feira (15/05/24), o livro “Fritz Müller: Desterro, um ser humano e sua ciência”, escrito pelo geógrafo e pesquisador Marcelo Vieira Nascimento. O evento ocorreu na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) de Blumenau, onde também foi inaugurada a exposição “Ilustrações Naturalistas de Fritz Müller e para Fritz Müller”, disponível até 15 de junho, das 10h às 16h.
A publicação, que levou cinco anos para ser concluída, é composta por três tomos e 1.378 páginas divididas em 41 capítulos. Ela detalha a vida e os estudos do célebre naturalista alemão Fritz Müller, que se destacou por suas investigações da flora na região e suas contribuições à ciência, sendo um dos principais colaboradores de Charles Darwin. O texto é enriquecido com diversos materiais visuais, como fotos, desenhos, cartões postais, imagens, litografias, tabelas e mapas, além de documentos escritos por Müller em português no século 19.
Nascido em 31 de março em Windischholzhausen, uma aldeia na Turíngia, Alemanha, Müller emigrou para o Brasil em 1852, estabelecendo-se em Blumenau e Florianópolis. Filho de um pastor evangélico, mostrou desde cedo um profundo interesse pela natureza, o que o levou a se tornar um dos cientistas mais eminentes do Brasil no século XIX.
O evento de lançamento em Blumenau faz parte das celebrações dos 200 anos da imigração alemã para o Brasil. Os interessados podem conferir a programação completa dos eventos relacionados clicando aqui.
Livro “Fritz Müller: Desterro, um ser humano e sua ciência”
Autor: Marcelo Vieira Nascimento
Exposição: “Ilustrações Naturalistas de Fritz Müller e para Fritz Müller”
Período: até 15 de junho, das 10h às 16h
Local: Praça das Rosas (Rosenplatz)
Entrada franca