Quando ouvimos ou lemos essa marca, logo a associamos a multinacional japonesa ao mercado automotivo. No entanto, a Mitsubishi Electric, fundada em 1921, produz e vende produtos eletroeletrônicos e sistemas usados em diversos campos e aplicações. A empresa chegou ao Brasil por meio de parceiros na década de 70 e iniciou suas atividades oficialmente por meio de um escritório regional do grupo em São Paulo (SP) no ano de 2012.
Depois de mais de uma década, o grupo decidiu que era hora de abrir um escritório fora do território paulista e no Sul do Brasil. A cidade escolhida foi Blumenau, que agora conta com uma filial no Vale do Itajaí e em Santa Catarina. Aliás, nosso estado fica entre outros dois que sediam grandes grupos empresariais.
No espaço, há um showroom que vai atender às demandas de conhecimento por meio de uma versão virtual. Isso significa que clientes, parceiros, estudantes e qualquer outra pessoa poderão fazer uma visita remota ao espaço de forma totalmente interativa.
A chegada em Blumenau será marcada por eventos voltados a convidados nos dias 14 e 15 de maio. Ambos serão realizados no espaço Trezze Rooftop, localizado no edifício Stein Office, na Rua Sete de Setembro, número 777, no Centro da cidade.
Mitsubishi Electric cresceu 28% no último ano
A Mitsubishi Electric encerrou 2023 com um faturamento líquido 28% superior ao de 2022, mantendo uma sólida curva de crescimento. De acordo com o presidente da Mitsubishi Electric, Fabiano Lourenço, o crescimento da empresa está associado aos investimentos cada vez maiores em educação, desde a formação de novos técnicos até a reciclagem ou especialização de profissionais do mercado.
“Isso acontece por meio de iniciativas como os nossos mais de 20 cursos online gratuitos da plataforma EAD, que já capacitaram cerca de 50 mil pessoas de todo o país. Estamos avançando em parcerias com universidades e escolas para, cada vez mais, ajudar a sociedade a formar profissionais neste campo que é tão necessário, sempre na busca de um país mais produtivo”, destaca Lourenço.
Santa Catarina representa a segunda maior região em faturamento
Com pouco mais de 7,5 milhões de habitantes, Santa Catarina é um Estado em pleno crescimento econômico. De acordo com o Boletim Indicadores Econômicos Fiscais, de março deste ano, produzido pelo Governo do Estado, a economia catarinense teve uma aceleração do crescimento, com 3,7% em 2023, despontando com mais um ano de crescimento acima da média, condição que vem se mantendo nesses últimos anos (à exceção de 2022).
Além disso, em 2023, após o valor recorde do ano anterior, as exportações do Estado atingiram US$ 11,578 bilhões ou 3,4% do total nacional. A localização estratégica e competitividade tarifária e portuária também posicionam Santa Catarina como o segundo maior Estado importador, com 11,9% do total em 2023 ou US$ 28,771 bilhões. O boletim também aponta que na indústria, em 2023, o segmento de Máquinas e Aparelhos Elétricos teve aumento de 7,7% e o de Máquinas e Equipamentos, aumento de 3,7%.
Diante do cenário positivo, o gerente geral da divisão de Automação Industrial da Mitsubishi Electric, André Chimura, destacou o motivo de a empresa ter escolhido Santa Catarina para abrir a primeira filial da empresa fora de São Paulo.
“A região de Santa Catarina é a segunda maior região em faturamento da empresa, e com grandíssimo potencial de parceiros, resultando em um Estado extremamente importante para nós em nossa estratégia de longo prazo. Escolhemos abrir nossa primeira filial fora de São Paulo por ser um lugar em que se encontram grandes parceiros, como, por exemplo, o nosso parceiro mais antigo em fabricação de máquinas, que é a Perfor, com 15 anos de parceria. Um dos nossos maiores distribuidores também é de Santa Catarina, a HS Automação. É um Estado que influencia muito no nosso faturamento”, afirma Chimura.
“Blumenau é uma cidade muito industrializada, com grandes clientes nos arredores. Além disso, é um polo de fácil locomoção. Saindo de Blumenau e indo para Norte você tem acesso a grandes empresas do Setor Metal Mecânico e Têxtil, indo para o Sul você encontra empresas do Setor de Mineração e Cerâmica, ao Oeste empresas do Setor de Celulose e Agro e no Leste um grande polo tecnológico. Santa Catarina é parte integrante de nossa estratégia”, acrescentou
Outros investimentos
Em 2023, a Mitsubishi trouxe ao Brasil a competição MECA (Missão, Execução, Comunicação e Realização), inédita no país, na qual 150 instituições de ensino superior e técnico foram convidadas a participar. Foram mais de 60 projetos em torno do tema “Soluções Inovadoras para Automação Industrial no Brasil”, dos quais 15 foram selecionados para participar de uma competição. Duas equipes foram as vencedoras, saindo do evento com um robô industrial, além de notebooks e vagas de estágio na empresa.
Outro investimento importante de 2023 foi o MEB Truck, um showroom móvel que, além de dar suporte comercial em feiras, eventos e visitas em parceiros, pode levar conhecimento técnico em diversos cantos do nosso país por meio de parcerias com instituições de ensino.
“Estamos trabalhando para manter o ritmo de crescimento forte e contínuo que mantemos há sete anos consecutivos, entregando produtos e soluções inovadoras que contribuem para o desenvolvimento dos negócios de parceiros e clientes finais”, finalizou o presidente da Mitsubishi Electric, Fabiano Lourenço.
Quase 100 de história no Japão
Desde sua fundação em 1921, a Mitsubishi Electric está na vanguarda em relação à inovação de produto e criatividade técnica no Japão. Desde seu primeiro produto de sucesso, um ventilador elétrico para uso diário, a Mitsubishi Electric continua a produzir uma grande lista de produtos de sucesso e revoluciona com novas tecnologias que moldaram seus campos de negócios em todo o mundo.
Atualmente, a empresa conta com 91 filiais no Japão, 63 em outros países da Ásia, 32 na Europa, 16 filiais na América do Norte e sete filiais em outros países.