Em uma sessão realizada nesta terça-feira (30/04/24), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou o projeto de lei PL./0165/2023, que prevê a criação de faixas exclusivas ou preferenciais para motos, motocicletas, motonetas e ciclomotores nas rodovias estaduais.
A medida, proposta pelo deputado Sérgio Guimarães (União), é inspirada em iniciativas bem-sucedidas de São Paulo e visa a segurança e a fluidez no tráfego desses veículos. Guimarães destacou a urgência dessa implementação, citando que somente entre janeiro e maio de 2023, a Grande Florianópolis registrou mais de 2.600 acidentes de trânsito, sendo 1.600 envolvendo motocicletas.
Além disso, ressaltou que, em 2021, Santa Catarina foi o estado com o maior número de acidentes e feridos envolvendo motos em rodovias federais, ocupando também a sexta posição em número de mortes.
A votação contou com apoio de diversos parlamentares. Marquito (Psol), Jair Miotto (União), Napoleão Bernardes (PSD) e André de Oliveira (Novo) destacaram a importância da iniciativa não apenas para a mobilidade, mas também como uma medida essencial para a preservação da vida nas estradas.