Os usuários do transporte coletivo que passaram pelo Terminal da Velha no início da manhã e da tarde desta terça-feira (16/04/24) foram surpreendidos por uma ação da “Patrulha da Dengue”. As crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Olga Brehmer promoveram uma ação de prevenção à doença.
Além de cantarem uma música, os alunos também distribuíram panfletos para a população com informações sobre a dengue e a importância da prevenção. O objetivo é proporcionar aos pequenos conhecimento do ambiente em que vivem e socializar com a comunidade.
O CEI também está trabalhando outras atividades com as crianças que envolvem ampliar o conhecimento sobre a dengue, como roda de conversas, exibição de vídeos sobre o tema, poesias, textos informativos, desenho e pintura e investigação de focos do mosquito na própria unidade.
Tudo isso é muito importante nesse momento em que Blumenau já totaliza 7.026 casos confirmados da doença, dos quais 185 foram registrados nas últimas 24 horas. Esses números refletem diretamente nos serviços de saúde, que enfrentam uma enorme demanda.
“Diante do colapso na saúde que estamos vivenciando em relação a dengue, estamos desenvolvendo diariamente com as crianças ações de cuidado, diálogo e boas práticas em relação ao combate do mosquito. O objetivo da ação foi compartilhar e conscientizar a população sobre as causas e prevenção da dengue” , destaca a diretora do CEI, Elaine Popenga.
A responsabilidade também é da comunidade em tomar as medidas necessárias para evitar os focos do mosquito Aedes aegypti. No bairro Velha há 85 focos, enquanto na Velha Central, outros 72. As crianças levaram o seu aprendizado até o terminal onde compartilham o conhecimento com os moradores do bairro e da região que passaram pelo local.
“A epidemia de dengue é uma questão séria no nosso município. É crucial que nossos Centros de Educação Infantil estejam devidamente preparados para prevenir a propagação do mosquito Aedes aegypti e para educar tanto as crianças quanto seus pais e comunidade sobre a importância da prevenção”, declarou a secretária de Educação, Sonia Cipriani.