No dia 5 de abril, terá início a segunda edição do “Comida di Buteco” em Blumenau. Até o dia 28, os 16 estabelecimentos participantes terão os produtos avaliados pelo público e por jurados. Por enquanto nenhum deles teve o nome divulgado.
Serão emitidas notas de 1 a 10 levando em conta o atendimento, a temperatura da bebida (gelada, fria ou ambiente), a higiene e o petisco oferecido no local.
O petisco leva 70% do peso da nota, e as demais categorias têm 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total, e dos jurados, 50%. A cada edição, 20% da base de participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada.
De Norte a Sul do país, em todas as regiões, o público é convidado a se engajar nessa grande eleição nacional envolvendo mais de 1.100 botecos. Serão realizadas duas etapas, sendo a primeira regional, onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade.
Depois de eleitos os campeões de cada circuito, outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o melhor boteco do circuito. E em julho, numa festa realizada em São Paulo, é revelado o campeão nacional, o melhor boteco do Brasil.
O tema para a criação dos petiscos em 2024 é livre, por isso não é aconselhável economizar na criatividade, no resgate de alguma tradição, ou então inovar. Tudo isso temperado com pesquisa e motivação.
História e dinâmica do Concurso
O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na extinta Rádio Geraes FM de Belo Horizonte (MG), com o objetivo de resgatar botecos familiares e a cozinha raiz. Trata-se de um concurso, não de um festival: com voto popular e de jurados, é eleito o melhor boteco da cidade e depois o melhor do país. Realizado há 24 anos sempre no mesmo mês, abril tem-se tornado, a cada ano, o mês da cultura de boteco no Brasil.
O ano de 2023 foi quebrou recordes para a história do concurso, que atingiu o marco histórico de 1 milhão de votos. Mais de 10 milhões de pessoas foram impactadas diretamente nos botecos, com mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia produtiva do sistema do CdB.
Nas redes sociais, quase 1 milhão de fãs e 160 milhões de impressões nas redes sociais do concurso, com 10 milhões de pageviews do site. Os circuitos também tiveram mais de 150 mil turistas presentes, com uma geração de empregos superior a 10 mil vagas.